24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

OCA Móvel realiza mais de 700 atendimentos durante mutirão em Marechal Thaumaturgo

O governo do Acre, por meio da Organização em Centros de Atendimento (OCA), participou do Mutirão de Documentação da Trabalhadora Rural, promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com o Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), por meio do Projeto Cidadão, nos dias 5, 6 e 7 de novembro. A ação foi realizada em Marechal Thaumaturgo, no Vale do Juruá, e resultou em 711 atendimentos realizados pela equipe da OCA Móvel durante os três dias de evento.

Unidade itinerante da OCA leva cidadania aos moradores de Marechal Thaumaturgo. Foto: Gleilson Miranda/TJAC

A iniciativa teve como objetivo facilitar o acesso da população, especialmente da zona rural, a documentos e serviços essenciais, contribuindo para o exercício pleno da cidadania. Com mais de cem tipos de serviços disponíveis, a unidade itinerante da OCA levou à comunidade atendimentos como emissão de CPF, carteira de trabalho digital, orientações do Procon, serviços da Receita Federal, seguro-desemprego e serviços da conta GOV.BR, entre outros.

Para muitos moradores, a presença da OCA Móvel representa uma oportunidade de resolver pendências sem precisar sair do município. A parteira Francisca Pereira, moradora da comunidade Novo Horizonte, destacou a importância do projeto.

Mais de 700 atendimentos foram realizados durante a ação. Foto: Gleilson Miranda/TJAC

“Aqui a gente tem dificuldade de sair pra resolver documento, tudo é longe e caro. Quando a OCA vem, é uma alegria pra todo mundo, porque a gente consegue fazer tudo num só lugar, com atendimento rápido e com pessoas que tratam a gente muito bem”, contou.

A diretora da OCA, Fran Brito, ressaltou que levar os serviços públicos a comunidades distantes é uma das principais missões da instituição. “A OCA Móvel nasceu com o propósito de garantir que nenhum cidadão fique sem acesso aos serviços do Estado. Estar em Marechal Thaumaturgo, uma região de difícil acesso, é reafirmar o compromisso do governo do Acre em promover uma gestão pública que chega aonde as pessoas estão”, destacou.

Governo do Acre fortalece comunidades ampliando o acesso à cidadania. Foto: cedida

A vice-governadora Mailza Assis acompanhou o trabalho desenvolvido na cidade. Durante o mutirão, a equipe da OCA Móvel contou com o apoio de diversas instituições locais e estaduais, que uniram esforços para garantir o bom andamento dos atendimentos. A supervisora da unidade, Érica Santos, destacou a dedicação da equipe e o impacto social das ações.

“Foram três dias de muito trabalho, mas também de muitas histórias e gratidão. A cada edição do projeto, percebemos como o acesso à documentação transforma realidades e fortalece o sentimento de pertencimento das pessoas; esse é o verdadeiro sentido da OCA Móvel”, afirmou.

Mais de 100 tipos de serviços foram oferecidos pela OCA Móvel. Foto: cedida

O sucesso da ação reforça o papel estratégico da OCA na promoção de um atendimento público mais humano, eficiente e desburocratizado, alinhado à política de governo que valoriza o cidadão e promove inclusão em todas as regiões do Acre.

A partir desta segunda-feira, 10, até quarta, 12, a OCA Móvel estará em Porto Walter, dando continuidade ao cronograma de ações itinerantes que levam cidadania e serviços públicos a todas as regiões do estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeito destaca, em Belém, semelhanças com a transformação urbana de Rio Branco

Marcio Nunes

Governo anuncia data das inscrições e da Corrida do Servidor em Rio Branco e Cruzeiro do Sul

Redacao

Prefeitura de Rio Branco emite nota de pesar pela morte da ativista cultural Silene Farias

Marcio Nunes

TV Rio Branco exibe edição especial do Amazonoticias com grandes atrações da Expoacre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco recebe carretas com tubulação para reconstrução da ETA II

Jamile Romano

Temporal deixa Rio Branco no escuro após queda de postes

Raimundo Souza