28.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 27 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Número de profissionais que atuam no Mais Médicos aumenta 105% em 2023

Publicado em 03/01/2024

Balanço do Ministério da Saúde indica que o programa Mais Médicos registrou aumento de 105% no número de profissionais atuando em 2023. Com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, 86 milhões de pessoas, segundo a pasta, foram beneficiadas pelo programa. Ao longo desse período, 744 novos municípios passaram a ser atendidos.

Os números mostram ainda que todos os 34 distritos sanitários indígenas foram integrados ao Mais Médicos. “Um avanço importante diante da desassistência enfrentada por essa população nos últimos anos”, avaliou o ministério. No território Yanomami, o número de profissionais passou de nove para 28. Ao todo, 977 novos profissionais atuam na saúde indígena.

Ainda segundo a pasta, 41% dos participantes desistiram do programa em edições anteriores, “por falta de perspectiva profissional”. “A partir da retomada, em 2023, o Mais Médicos trouxe aos profissionais oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, além de incentivos e benefícios”.O Mais Médicos é classificado pelo governo federal como uma grande estratégia nacional para a formação de especialistas. A expectativa é que, nos próximos anos, cada equipe de saúde da família passe a contar com um especialista. Atualmente, o país registra mais de 50 mil equipes de saúde da família e mais de 10 mil médicos de família e comunidade.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Estado e municípios do Acre são condenados a pagar R$ 400 mil por irregularidades em cavalgadas

Kevin Souza

Prefeitura de Rio Branco apresenta aos vereadores o planejamento para 2025

Jamile Romano

TJAC e Iapen concluem curso de Justiça Restaurativa no presídio feminino de Rio Branco

Raimundo Souza

Fundhacre promove mutirão de atendimentos voltado à saúde dos servidores

Raimundo Souza

Segurança dá início à operação Sejusp em Ação, com foco no combate à criminalidade em Rio Branco e interior

Marcio Nunes

Chuva intensa provoca alagamento em rua do bairro Universitário, em Rio Branco

Kevin Souza