26.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Política

Velloso propõe que ingresso de estudante seja observada apresentação de laudo oftalmológico e psicopedagógico

Publicado em 30/11/2023

Projeto do deputado Eduardo Velloso (UB), apresentado à Câmara dos Deputados, dispõe que para admissão do estudante no ensino fundamental e médio, será observada a apresentação de laudo oftalmológico e psicopedagógico realizados por profissional habilitado. Velloso enfatizou que a saúde visual e o acompanhamento psicopedagógico são essenciais para a trajetória educacional de todo o aluno, ”contribuindo para a formação plena dos estudantes”.
Pela proposta, segundo o deputado, Estados e o Distrito Federal deverão realizar gratuitamente o exame oftalmológico e a emissão de laudos psicopedagógicos cujos resultados serão registrados em prontuários individuais, a fim de resguardar a privacidade e proteção de dados individuais. O projeto propõe ainda a obrigatoriedade de realização anual de avaliações clínicas com médicos oftalmologistas e profissionais psicopedagógicos nas escolas de educação básica. Com o acompanhamento especializado, destacou o parlamentar, é possível implementar estratégias que permitam que cada aluno atinja seu potencial máximo, ”preparando o estudante a se tornar um cidadão crítico, participativo e capaz de contribuir positivamente para a sociedade”.
Frentes essenciais
De acordo com Velloso, o projeto vai agir em 2 frentes; a oftalmológica, que contando com médicos especializados busca identificar precocemente qualquer problema visual e garantir intervenções oportunas. Por outra frente, destaca o parlamentar, haverá o acompanhamento realizado por profissionais psicopedagógicos que realizarão avaliações anuais a fim de contribuir para a detecção (e correção) de eventuais dificuldades de aprendizagem, distúrbios cognitivos ou emocionais que possam prejudicar o desenvolvimento educacional do estudante.
Segundo Eduardo Velloso- médico de formação- as avaliações oftalmológicas e psicopedagógicas preventivas (e eventualmente corretivas) virão garantir seguramente um desempenho escolar adequado, a participação ativa dos alunos nas atividades educacionais e a absorção esperada do conteúdo pedagógico, ”contribuindo decisivamente para a melhora do processo educativo, dado essencial para o progresso e desenvolvimento de qualquer país”.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula avalia se veta trecho de lei criticado por impacto na transparência de salários

Raimundo Souza

STF já negou três pedidos de Bolsonaro para reaver passaporte

Raimundo Souza

Quem votou no Lula só pode ser idiota, diz Pablo Marçal

Raimundo Souza

Quaest: Avaliação de Lula tem oscilação favorável, agora com 40% de negativo e 28% de positivo

Jamile Romano

Moraes diz que PGR descreve crimes de forma satisfatória e indica recebimento de denúncia contra Bolsonaro

Jamile Romano

Nas Vilas Santa Cecília e Albert Sampaio, Marcus Alexandre firma compromisso de recuperar ruas, resolver a falta de água e melhorar o transporte

Raimundo Souza