Atualizada em 19/08/2024 09:21
Com as temperaturas bem elevadas de Norte a Sul do país, as ondas de calor com máximas de até 38°C a 40°C, vão despencar a partir desta segunda-feira (19). Sai a baixa humidade relativa do ar, chega o frio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Na região sul do país, cuja temperatura acaba refletindo na região Norte, incluindo o Acre, o MetSul Metereologia, já tinha antecipado que agosto terá ainda mais uma incursão de polar e que se dará no final desta semana com nova queda acentuada da temperatura em diversos estados.
Mapas s mostram a projeção de anomalia de temperatura (desvio da média) no nível de pressão de 850 hPa (equivalente a 1500 metros de altitude), o que indica o quão mais fria ou quente é uma massa de ar, para o período de 23 de agosto a 26 de agosto. Como se observa nos mapas, uma massa de ar frio deve avançar a partir da Argentina e do Uruguai, alcançando os três estados do Sul do Brasil entre os dias 23 e 24 deste mês, entre sexta e sábado. O ar frio, então, vai se mover para Norte na sequência rumo ao Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil com queda maior da temperatura no próximo fim de semana nestas regiões, encerrando o período muito quente. A onda de frio chegará até ao Acre.
[Com informações Contilnet]