25.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 27 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Nova lei garante prioridade em atendimento psicológico e terapêutico para pais atípicos em Rio Branco

Responsáveis por crianças com deficiência, transtornos ou doenças raras passam a ter preferência na rede municipal

A Câmara Municipal de Rio Branco promulgou, nesta quinta-feira (27), a Lei Municipal nº 2.617/2025, que garante atendimento psicológico e terapêutico prioritário para mães e pais atípicos na rede pública do município.

A legislação reconhece a carga emocional e os desafios enfrentados por famílias que cuidam de crianças com deficiência, transtornos ou condições que exigem acompanhamento contínuo — como Síndrome de Down, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Doenças Raras, TDAH e Dislexia.

Proposta pelo vereador Fábio Araújo, a lei define como pais e mães atípicos aqueles que têm a guarda e a responsabilidade por crianças que necessitam de cuidados especiais permanentes.

Com a nova norma, esses responsáveis passam a ter prioridade nos atendimentos psicológicos e terapêuticos oferecidos pelo município, assim como já ocorre com idosos, gestantes e pessoas com deficiência.

Para acessar o benefício, o responsável deverá apresentar laudo médico ou outro documento que comprove a condição da criança no momento do atendimento.

A medida busca fortalecer a rede de apoio às famílias e reconhecer oficialmente a demanda emocional e o desgaste diário enfrentado por quem dedica tempo integral ao cuidado dos filhos atípicos.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre segue com nível estável em Rio Branco, segundo Defesa Civil

Kevin Souza

Nascida às margens do Rio Moa, Mâncio Lima, cidade mais ocidental do país, celebra 47 anos com avanços e se tornando referência turística

Raimundo Souza

Sefaz disponibiliza canal alternativo para pagamento de IPVA

Marcio Nunes

Em 2023, a comunicação pública do Acre realizou novos investimentos, aumento de alcance e premiação histórica

Jamile Romano

Governo do Acre regulamenta Política Estadual de Proteção e Atenção Integral aos Órfãos e Órfãs de Feminicídio

Raimundo Souza

Sebrae oferece cursos para empreendedores maximizarem resultados em Feiras e Exposições

Jamile Romano