Atualizada em 09/04/2025 08:55
Em 8 de abril é celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer, uma data que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura de uma das doenças que mais mata em todo o planeta. No Brasil, foi a segunda principal causa de morte em 2024, com 157.747 óbitos, segundo o painel de monitoramento da mortalidade do Ministério da Saúde.
Diversos fatores podem aumentar o risco de desenvolver câncer, incluindo histórico familiar, exposição a agentes cancerígenos como fumo e consumo excessivo de álcool, dieta rica em alimentos ultraprocessados, sedentarismo e obesidade. Além disso, infecções causadas por vírus, como HPV e hepatites B e C, também podem estar associadas ao desenvolvimento da doença.
No Acre, pacientes dos 22 municípios, bem como pessoas de estados vizinhos e até mesmo de países como Bolívia e Peru, têm acesso ao diagnóstico e tratamento especializado em unidades de referência como o Centro de Controle Oncológico do Acre (Cecon) e a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), localizada no complexo da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre). Esses centros oferecem serviços de alta qualidade e suporte avançado no combate ao câncer, garantindo que os pacientes recebam o atendimento necessário. A estrutura dessas unidades é um ponto crucial para o enfrentamento da doença, proporcionando cuidados especializados que atendem a uma demanda crescente.
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem investindo em melhorar a qualidade dos serviços que são oferecidos na rede pública para pacientes diagnosticados com câncer. Com esses investimentos e melhorias, os cidadãos que precisam têm acesso ao tratamento completo, que inclui quimioterapia, radioterapia, braquiterapia e cirurgia oncológica.
Devido à gravidade da doença, o atendimento rápido se faz necessário e, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, o Acre tem uma média de 29 dias para a consulta com um especialista oncológico. Já na avaliação médica para a cirurgia, o estado se evidencia com o tempo regular de 21,7 dias de espera.
O titular da Sesacre, Pedro Pascoal, destaca que a luta contra as células cancerígenas que se manifestam no ser humano está longe de acabar. Porém, afirma que o governo garante todos os recursos e une as forças necessárias para enfrentar esse desafio imposto todos os dias da melhor forma possível, visando promover cidadania à população acreana.
“A luta contra o câncer é um dos principais desafios da Saúde. Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, ela se desenvolve sem que o paciente saiba e atinge um nível avançado muito rápido. Então, é dever de todos a conscientização de que a prevenção ainda é o melhor remédio nesse combate. O governador Gladson Camelí vem nos dando as melhores ferramentas para o enfrentamento do câncer, o que facilita mais nosso trabalho. Com todas as forças do Estado juntas, sem dúvidas, iremos conseguir vencer essa batalha”, ressalta Pedro.
[Agência de Notícias do Acre]