24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

No Acre, consumo de energia aumenta quase 22% em agosto

Atualizada em 25/09/2024 16:37
As altas temperaturas registradas em agosto de 2024 refletem diretamente no aumento do consumo de energia no Acre. Essa é uma realidade comprovada por um aumento de 21,7% no consumo registrada nesse período de 2024, se comparado ao mesmo período de 2023. O mês de setembro nem terminou, mas deve apresentar aumento da demanda de energia no estado.
O comportamento das pessoas contribui para esse aumento no consumo de energia, principalmente em épocas de altas temperaturas. Diante do desafio representado pelo aumento na demanda por energia elétrica, a Energisa Acre tem investido continuamente na expansão e modernização de rede. O sistema tem sido automatizado, por exemplo, com instalação de religadores para operação de forma remota.
Outro ponto importante sobre o aumento no consumo, é que a cada ano, novas tecnologias surgem e mais equipamentos se conectam à rede elétrica, como fornos, fritadeiras, robôs de limpeza, assistentes virtuais e tantos outros.
Mas o que muitas pessoas não sabem, é que ao adquirir vários desses equipamentos, é preciso fazer a “declaração de aumento de carga”, que nada mais é do que do que declarar quais as mudanças e obras se está fazendo na rede da sua casa ou estabelecimento.
Dessa forma, é possível dimensionar a rede elétrica de acordo com a demanda energética do cliente e dos imóveis atendidos nas proximidades.  “Um estabelecimento comercial, por exemplo, pode ter sido construído e a energia dimensionada ser apenas para um ar-condicionado, mas com o crescimento ou até mesmo o calor, precisa de novos equipamentos e instala novos aparelhos, adquire mais um refrigerador ou outros eletrodomésticos de alta potência, sem se atentar para o impacto disso na demanda de carga”, exemplifica o gerente de planejamento da Energisa Acre, Cristiano Saraiva.
“O mesmo pode acontecer numa residência, que foi construída com a energia dimensionada para uma certa quantidade de aparelhos e acabam instalando mais no decorrer do tempo”, completa ele.
Todos os clientes, inclusive comércios e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração. Basta entrar em contato com a Energisa, por meio dos canais digitais de atendimento.
Importante reforçar ainda que a declaração de carga não tem impacto no valor cobrado na conta de luz. Pois o valor da conta está ligado a quantidade de energia elétrica consumida conforme a tarifa da unidade consumidora e da classificação (comercial, residencial, industrial), sendo a leitura do consumo realizada mensalmente.
“Portanto, declarar a carga só beneficia o cliente, que terá energia de qualidade em casa ou no seu negócio sem prejudicar os outros clientes da região e a rede elétrica da distribuidora”, concluiu o gerente.
[Assessoria [

Artigos Relacionados

Governador Gladson Cameli anuncia investimentos em segurança, educação e mobilidade em Xapuri

Jamile Romano

Governador Gladson Camelí entrega obras de recapeamento e novos equipamentos para infraestrutura viária do Acre

Marcio Nunes

Acre está entre os dez estados com maior percentual de mulheres em cargos de liderança, aponta levantamento

Raimundo Souza

Nota de repúdio – Sindicato dos Servidores Administrativos do IAPEN Acre

Marcio Nunes

Marcus Alexandre propõe implantar o programa Mais Médicos Municipal e o Corujão para exames

Jamile Romano

Na COP28, Acre debate engajamento de mulheres na pauta de mudanças climáticas

Marcio Nunes