23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Na Expoacre, trilha escoteira chama atenção no estande da Sema e Imac

Atualizada em 08/09/2024 09:23

Entre as atrações do estande da Secretaria de Estado Meio Ambiente (Sema) e Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) está a trilha escoteira. A atividade de arvorismo une contemplação da natureza com exercício físico. Crianças e adultos podem participar com o acompanhamento dos escoteiros e das equipes de Educação Ambiental da secretaria e do instituto.

Trilha escoteira é uma das atrações da Sema na Expoacre 2024. Foto: Mauricio Henrique da Costa/Sema.

O espaço é todo equipado e conta com profissionais capacitados para acompanhar todo o percurso e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos participantes.

Ana Clara, de 9 anos, aprovou a experiência. Foto: Maurício Henrique da Costa/Sema.

Camala Menezes é mãe das pequenas Camile Menezes, de 12 anos, e Ana Clara, de 9, as duas fizeram o percurso da trilha e, segundo a mãe, aprovaram a brincadeira.

“Esse espaço aqui é perfeito, porque são coisas que as crianças não têm mais acesso, então, acredito que isso foi uma virada de chave, porque todas as crianças estão gostando muito, vocês estão de parabéns. As meninas aprovaram e vocês tiveram todo um cuidado, as duas têm temperamentos diferentes, a Camile é autista e é hiper sensível, tem medo, e a Ana tem TDH e é autista, mas ela procura aventura, então, foi uma boa experiência”, disse.

Camala Menezes levou as filhas Camile Menezes, de 12 anos, e Ana Clara, de 9, para participar da trilha. Foto: Maurício Henrique da Costa/Sema.

Marcelo de Andrade levou sua filha, a pequena Maisa de Andrade, para participar da trilha. Segundo ele, a atividade chamou a atenção dela quando passavam pelo estande.

“É muito bacana, um entretenimento para as crianças, além de um exercício físico. A gente procura cultivar isso nela desde cedo, o cuidado com o meio ambiente”, falou.

Marcelo de Andrade levou sua filha, a pequena Maisa de Andrade, para participar da trilha. Foto: Maurício Henrique da Costa/Sema.

A secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, falou sobre as ações de educação ambiental no sentido de sensibilizar a população.

“Estamos com nossas equipes de educação ambiental da Sema e Imac com diversas atividades e essa é uma delas, é muito didática e interativa, uma ação de contato com a natureza e que faz com que crianças e jovens possam também se movimentar. Além disso temos muitas outras coisas como jogos de tabuleiro, o Tapete Caminhando Pelo Acre, e os óculos de realidade virtual”, disse.

Lucas Ramon Cruz Barros é diretor regional dos Escoteiros do Acre e chefe-escoteiro da tropa de 10 a 14 anos. Ele afirma que o propósito dos escoteiro é contribuir para o desenvolvimento dos jovens com o foco em seus potenciais físicos, intelectuais, emocionais, sociais e espirituais e que essa é uma das ações que estimulam isso nas crianças e jovens.

“É importante a relação que a criança tem com a natureza, aqui elas podem desfrutar do meio ambiente de uma forma dinâmica e desafiadora, porque eles podem compreender também a importância dessa relação com a educação ambiental”, explicou.

Secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, e o presidente do Imac, André Hassem, acompanharam as atividades. Foto: Carina Castelo Branco/Sema.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Prefeito Tião Bocalom recebe empresários de Rondônia que pretendem investir no Estado

Marcio Nunes

1ª TR mantém condenação de ex-servidor público ao pagamento de indenização por danos morais

Jamile Romano

Israel declara emergência e reage em meio a ofensiva do Hezbollah

Raimundo Souza

Durante Encontro de Tribunais de Justiça da Amazônia Legal, vice-governadora destaca programas que levam a justiça para mais próximo da população

Raimundo Souza

O tiular da DEMPCA, Renan Santana, também destacou a importância da Operação Shamar. “Desde o início de agosto, a especializada está empenhada na Operação Shamar. Com a visita da delegada Juliana, alinhamos algumas demandas e estamos colaborando no andamento dos trabalhos, com despachos nos Boletins de Ocorrências (BOs), instauração de inquéritos, relatos, relatórios finais e interrogatórios, visando obter bons resultados na operação. O encontro também visa aproximar a gestão da especializada do interior e ver de perto as necessidades e demandas”, enfatizou.

Marcio Nunes

Governo irá ampliar ações de educação profissionalizante ofertadas pelo Ieptec

Jamile Romano