22.3 C
Rio Branco
domingo, 29 de março de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Na CPAC, Flávio compara Bolsonaro a Trump e associa Lula a facções

Publicado em 29/03/2026

Flávio Bolsonaro na CPAC (CPAC/Reprodução)

Diante de plateia conservadora, pré-candidato faz ataques ao governo do petista e diz que seu pai foi ‘o aliado mais leal’ do republicano

Por Valéria França | VEJA

O palco não poderia ser mais propício para o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). No maior e mais antigo encontro anual de ativistas e líderes conservadores nos Estados Unidos, o CPAC 2026, o pré-candidato à Presidência da República fez um discurso de 15 minutos, no sábado, 28, marcado por ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Judiciário brasileiro, críticas à esquerda latino-americana e acenos ao público conservador alinhado ao ex-presidente Donald Trump.

Flávio comparou a trajetória política do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, à do presidente americano, sugerindo paralelos entre os dois políticos no enfrentamento à esquerda em seus países. Em tom incisivo, o senador acusou o governo Lula de atuar, segundo ele, em favor de facções criminosas brasileiras e de adotar uma política externa contrária aos interesses dos Estados Unidos. Sem apresentar provas, afirmou que o presidente brasileiro faria “lobby” por grupos como o Comando Vermelho e o PCC, além de privilegiar relações com países como China, Cuba e Irã.

Esta é a encruzilhada que a América enfrenta: ou vocês têm o aliado mais poderoso do continente, ou um antagonista que se alinha com adversários americanos e torna sua política para a região impossível“, declarou, ao defender um realinhamento do Brasil com Washington. O senador destacou ainda que seu pai “foi o aliado mais leal” de Trump e “o último líder mundial” a reconhecer Joe Biden como presidente dos Estados Unidos após a eleição de 2020 no país.

O apelo de Flávio acontece em um momento em que Lula e Trump mantêm relações cordiais. Depois de um período marcado por desconfiança mútua, o presidente americano se aproximou do brasileiro e chegou a dizer que teve uma “excelente química” com o petista. Os dois governos agora tentam articular uma visita de Lula à Casa Branca, ainda sem data.

O discurso de Flávio na CPAC teve ainda forte tom político-eleitoral. Ao longo da fala, Flávio voltou a criticar a esquerda na América Latina, que classificou como um bloco ideológico organizado, e disse que a direita voltará a vencer no Brasil, em uma mensagem dirigida tanto ao público internacional quanto à sua base política.

A participação do senador foi antecedida pelo irmão, Eduardo Bolsonaro, apresentado no evento como “ex-deputado federal em exílio”, que o chamou ao palco. Eduardo teve o mandato parlamentar cassado diante de sua ausência na Câmara.

A presença deFlávio no CPAC ocorre em meio à intensificação de sua agenda internacional e reforça a estratégia de aproximação com lideranças da direita global. O evento é considerado uma das principais vitrines do conservadorismo mundial e reúne políticos, empresários e ativistas alinhados a essa corrente.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre investe mais de R$ 29 milhões em Brasileia e transforma realidade da população

Kevin Souza

Vacina nacional contra covid deve chegar ao SUS no 1º semestre de 2026

Redacao

Governo do Acre entrega madeira para reforma das passarelas da Ponte José Augusto, em Epitaciolândia

Raimundo Souza

Centro de Rio Branco tem movimento fraco e ambulantes relatam queda acentuada nas vendas

Kevin Souza

PGR denuncia e pede afastamento do governador Gladson Cameli

Jamile Romano

Anvisa suspende venda de sal grosso e pó para decoração

Kevin Souza