35.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPF firma acordo com Cruzeiro do Sul para recuperação de área degradada pela extração ilegal de argila

Publicado em 12/03/2025

O Ministério Público Federal (MPF) firmou um acordo com o município de Cruzeiro do Sul (AC) para a recuperação de uma área degradada pela extração irregular de argila. O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) prevê medidas para evitar novas infrações ambientais e reparar os danos já causados aos 4,78 hectares, situado na Área de Relevante Interesse Ecológico Japiim Pentecoste, no Acre.

A investigação teve início a partir de fiscalização da Agência Nacional de Mineração (ANM), que identificou a extração irregular do recurso mineral em área próxima à Arena Juruá, sem título minerário e sem licenciamento ambiental. De acordo com o Instituto de Meio Ambiente do Acre (IMAC), estima-se que foram retirados cerca de 95 mil metros cúbicos de argila do solo.

Com a assinatura do TAC, o município se compromete a não realizar novas extrações sem as devidas autorizações e a apresentar, no prazo de 90 dias, um Plano de Recuperação de Área Degradada (Prad), que deverá incluir ações de recomposição da vegetação e monitoramento ambiental. O custo estimado para a regeneração natural da área é de aproximadamente R$ 126 mil.

O compromisso foi firmado pelo procurador da República André Luiz Porreca Ferreira Cunha e pelo procurador-geral do município, Waner Raphael de Queiroz Sanson. O descumprimento das obrigações poderá resultar na conversão da recuperação ambiental em indenização e no ajuizamento de ação civil pública pelo MPF.

A assinatura do acordo encerra o Inquérito Civil nº 1.10.000.000900/2024-31, instaurado para apurar os danos ambientais decorrentes da extração mineral irregular. O MPF continuará acompanhando a implementação das medidas previstas no TAC para garantir a efetiva recuperação da área degradada.

 

[Assessoria MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Defensoria Pública do Acre garante medicação de alto custo para paciente com doença crônica

Marcio Nunes

Espaço polivalente dentro do presídio feminino de Rio Branco passa por reforma

Marcio Nunes

Governador Gladson Cameli: “Parabéns, Rio Branco, por seus 142 anos de história e muitas conquistas”

Raimundo Souza

Se prepare ! A friagem vai aumentar durante o final de semana , afirma Davi Friale

Jamile Romano

Governo apresenta proposta de fomento ao desenvolvimento regional sustentável durante congresso realizado em Rio Branco

Marcio Nunes

Em ação social da Igreja Batista do Bosque, governo do Acre leva serviços essenciais à comunidade

Raimundo Souza