30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

MPAC visita arena do rodeio da Expoacre 2024 e emite recomendação para proteção dos animais

Atualizada em 30/08/2024 15:11
Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio do grupo de trabalho instituído para atuar durante a Expoacre 2024 e da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, realizou na manhã desta quinta-feira (29) uma visita à arena do rodeio da Expoacre 2024.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

A ação teve como objetivo avaliar a estrutura do local, como parte das atividades do inquérito civil instaurado para acompanhar e garantir as medidas necessárias que visam evitar maus-tratos aos animais durante o evento, que acontecerá entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro de 2024, no Parque Wildy Viana, em Rio Branco.

Participaram da visita o coordenador do grupo designado para acompanhar e fiscalizar o evento, procurador de Justiça Carlos Maia, o procurador de Justiça Getúlio Barbosa e o promotor de Justiça Alekine Lopes, além de equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Agricultura.

Durante a visita, foram discutidos problemas ocorridos em edições passadas, como a exposição dos animais a som alto, a presença de pregos nos corredores por onde os animais passam e o uso de instrumentos de choque. Os organizadores do evento afirmaram que esses problemas foram devidamente solucionados e não voltarão a ocorrer.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Além da visita, o MPAC emitiu uma recomendação no último dia 26 com o intuito de orientar e exigir providências dos organizadores do evento quanto à proteção dos animais durante a 49ª edição da Expoacre.

A recomendação destaca a necessidade de medidas para garantir o bem-estar dos animais, tanto na Cavalgada, que abrirá o evento, quanto no rodeio e nas demais atividades. Dentre as orientações, incluem-se a identificação e credenciamento dos animais participantes, a proibição de práticas que possam causar sofrimento, e a exigência de documentação veterinária atualizada.

Fotos: Gabriel Vitorino (estagiário)

Ministério Publico – AC

Artigos Relacionados

Recordes de produção de soja e milho revelam potencial agrícola do Acre

Jamile Romano

Rio Acre se aproxima dos 18 metros ao medir 17,86 às 15 horas desta terça-feira

Marcio Nunes

Defensoria Pública garante que candidato reprovado por ter diagnóstico de hepatite B continue em seleção de concurso

Jamile Romano

Com apoio do governo federal, Acre promove oficina de prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS na próxima semana

Jamile Romano

TJAC atende em regime de plantão nesta sexta-feira em alusão ao feriado pelo Dia do Evangélico

Jamile Romano

Trump conversa com Zelensky e promete negociação e fim da guerra

Raimundo Souza