30.3 C
Rio Branco
domingo, 4 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC sedia evento da Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre

Atualizada em 03/02/2025 09:47

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) sediou, nesta sexta-feira (31), uma cerimônia em homenagem à ancestralidade e à resistência das religiões de matriz africana.

Realizado no auditório da instituição, o evento foi promovido pela Federação das Religiões de Matriz Africana do Acre (Feremaac), em parceria com o MPAC, e integrou as celebrações do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, comemorado em 21 de janeiro.

A iniciativa reforçou a importância cultural e histórica dessas tradições, além de destacar a luta contínua por respeito e dignidade. Durante a solenidade, foram prestadas homenagens a personalidades que atuam na defesa dos direitos humanos e da liberdade religiosa.

O promotor de Justiça Thalles Ferreira, titular da Promotoria Especializada de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu uma homenagem por sua atuação no combate à intolerância religiosa.

“Faço questão de trazer todos para dentro do Ministério Público. Vocês precisam se aproximar da instituição, que é fiscal da lei e dos direitos fundamentais. Nosso papel é agir para garantir os direitos de todos. As religiões de matriz africana precisaram se reinventar ao longo da história para preservar sua cultura e tradição, e isso precisa ser respeitado”, afirmou.

O presidente da Feremaac, Célio Gomes, ressaltou a relevância do evento e a parceria com o MPAC na defesa da liberdade religiosa.

“Agradecemos ao Ministério Público por apoiar essa iniciativa e firmar essa parceria conosco para homenagear a nossa ancestralidade e aqueles que nos antecederam na luta por respeito e reconhecimento”, declarou.

Entre os homenageados esteve Ogan Arimateia (in memoriam), reconhecido como um dos pioneiros na defesa dos direitos humanos no Acre.

O evento contou com a participação e apoio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), do Centro Alagbê Okan, do Centro Alamajú e do Instituto Ecumênico, além de parlamentares e representantes da sociedade civil.

Texto: Marcelina Freire
Fotos: Jean Oliveira
Agência de Notícias do MPAC

Artigos Relacionados

Prefeito de Rio Branco nomeia médico Elíatian Nogueira como novo secretário de Saúde

Jamile Romano

‘Terra do Mandim’ completa 120 anos celebrando entrega de ponte como marco histórico

Marcio Nunes

Governo organiza revitalização e atividades culturais e esportivas

O Rio Branco

Educação utiliza software para otimizar gestão da alimentação escolar

Jamile Romano

Mutirão atende 700 pessoas em fila de espera para consultas ligadas à saúde mental em hospital do AC

Jamile Romano

Defensoria Pública garante reconhecimento de dupla maternidade para casal homoafetivo em decisão judicial no Acre

Marcio Nunes