30.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC recomenda que PMAC garanta redução de jornada a policiais com filhos com deficiência

Atualizada em 31/10/2024 09:37

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria Cível de Tarauacá, recomendou ao Comando Geral da Polícia Militar do Acre que revogue uma norma administrativa que impede a redução da jornada de trabalho para policiais militares com filhos com deficiência.

A recomendação foi expedida a partir do caso específico de um policial militar afetado pela edição da instrução normativa nº 2/2023, que restringe a redução de jornada para policiais com filhos com deficiência caso o outro genitor já tenha garantido esse direito. A medida do órgão ministerial visa restabelecer o direito à redução da carga horária de trabalho do policial, possibilitando ainda sua aplicação a outros servidores em situação semelhante.

O MPAC argumenta que a Lei Estadual nº 3.351/2017 assegura a servidores públicos com filhos com deficiência o direito à redução de jornada de trabalho, independentemente de o outro genitor já estar usufruindo do benefício. A recomendação destaca que a normativa da PMAC contraria essa legislação estadual.

O documento foi assinado pelo promotor de Justiça Lucas Bruno Iwakami e destaca que, embora a recomendação tenha sido expedida pela Promotoria de Justiça Cível de Tarauacá para um caso específico, sua aceitação terá efeitos em todo o Estado do Acre. Isso garantirá que crianças e adolescentes com deficiência, filhos de militares, possam passar mais tempo com seus pais.

[Agência de Notícias do MPAC]

Artigos Relacionados

No sábado, 22, A Vice governadora do Acre Mailza Assis teve o privilégio de participar do 1º Encontro de Mulheres Ministras Evangélicas do Acre

Raimundo Souza

Saneacre e Saerb se unem para promover serviços de saneamento e atividades educativas na Expoacre

Raimundo Souza

O Senador Alan Rick lamenta falecimento do ex-prefeito de Rio Branco, ex-Governador do Estado, ex-Senador da República e ex-Deputado Federal, o amigo Flaviano Melo, aos 75 anos.

Raimundo Souza

Evento com a presença do governador celebra participação feminina na Polícia Militar há 39 anos: ‘mulheres no protagonismo’

Raimundo Souza

MPAC abre inquérito sobre fala do vereador N. Lima por suposta intolerância religiosa

Jamile Romano

Escola de Arte e Cultura Beija-Flor promove cursos gratuitos de música e dança para todos os públicos

Marcio Nunes