26.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC participa de agenda com ministra das Mulheres e discute parcerias para o combate à violência

Publicado em 22/01/2025

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou da visita da
ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, que veio ao Acre nesta terça-feira, 21, cumprindo agendas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

O objetivo é fortalecer o diálogo interinstitucional para combater a violência de gênero e ampliar a proteção e os direitos das mulheres.

Durante o encontro, foram destacadas iniciativas como a ampliação das atividades do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e o fortalecimento do Observatório de Gênero, órgãos auxiliares do MPAC.

“O CAV e o OBSGênero atuam para a promover assegurar os direitos das mulheres no estado, especialmente daquelas que são vítimas de violência de gênero. Nossa meta é erradicar o feminicídio no estado, promovendo ações integradas, prevenção eficaz e atendimento humanizado às vítimas,” disse o coordenador em exercício, promotor de Justiça Thalles Ferreira.

A ministra enfatizou a relevância das parcerias entre as esferas de governo e as instituições para enfrentar as desigualdades de gênero. Entre os avanços destacados está a Casa da Mulher Brasileira, que será inaugurada em Rio Branco, com serviços integrados, incluindo delegacia especializada, além da presença do Judiciário, MP e Defensoria Pública.

“Este espaço simboliza o compromisso de todos os poderes em garantir acolhimento e autonomia às mulheres em situação de violência”, afirmou a ministra.

[MP/AC]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícias Civil e Federal unem forças para reforçar buscas por desaparecidos no Acre

Raimundo Souza

Cameli sobre tarifa dos EUA: “Não cutuco leão com vara curta”

Jamile Romano

SASDH realiza trabalho de acolhimento e proteção de mulheres e crianças durante Carnaval da Família 2025

Raimundo Souza

Literatura é ferramenta de ressocialização no sistema penitenciário do Acre

Raimundo Souza

IRPF 2024: mais de 13,7 mil devem receber 3º lote no AC; veja como consultar

Jamile Romano

Presidente Lula tem previsão de visita ao Acre no próximo mês

Jamile Romano