24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC participa de agenda com ministra das Mulheres e discute parcerias para o combate à violência

Atualizada em 22/01/2025 09:07

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou da visita da
ministra de Estado das Mulheres, Cida Gonçalves, que veio ao Acre nesta terça-feira, 21, cumprindo agendas em Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

O objetivo é fortalecer o diálogo interinstitucional para combater a violência de gênero e ampliar a proteção e os direitos das mulheres.

Durante o encontro, foram destacadas iniciativas como a ampliação das atividades do Centro de Atendimento à Vítima (CAV) e o fortalecimento do Observatório de Gênero, órgãos auxiliares do MPAC.

“O CAV e o OBSGênero atuam para a promover assegurar os direitos das mulheres no estado, especialmente daquelas que são vítimas de violência de gênero. Nossa meta é erradicar o feminicídio no estado, promovendo ações integradas, prevenção eficaz e atendimento humanizado às vítimas,” disse o coordenador em exercício, promotor de Justiça Thalles Ferreira.

A ministra enfatizou a relevância das parcerias entre as esferas de governo e as instituições para enfrentar as desigualdades de gênero. Entre os avanços destacados está a Casa da Mulher Brasileira, que será inaugurada em Rio Branco, com serviços integrados, incluindo delegacia especializada, além da presença do Judiciário, MP e Defensoria Pública.

“Este espaço simboliza o compromisso de todos os poderes em garantir acolhimento e autonomia às mulheres em situação de violência”, afirmou a ministra.

[MP/AC]

Artigos Relacionados

Governo apoia população indígena em Feijó durante 1ª Assembleia de Mulheres do Alto Rio Envira

Marcio Nunes

Semulher promove palestra sobre assédio moral e sexual no ambiente de trabalho aos servidores da Unidade de Monitoramento Eletrônico

Raimundo Souza

Presidente do TJAC anuncia instalação de PID para aldeias indígenas do Juruá

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre

Marcio Nunes

N. Lima critica fala de Jorge Viana sobre o desenvolvimento econômico do Acre

Marcio Nunes

Governo e Ufac certificam 133 professores do Alto Acre no Programa Escola da Terra

Jamile Romano