23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

MPAC participa da assinatura de protocolo de intenções para recuperação da bacia do Igarapé São Francisco

Publicado em 25/09/2024

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) participou, nesta terça-feira, 24, da assinatura do protocolo de intenções para a recuperação da bacia do Igarapé São Francisco, ocorrida na sede do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC).

A procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, representou o MPAC no evento, que contou também com os promotores de Justiça Luis Henrique Rolim, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo, e Alekine Lopes, titular da Promotoria Especializada de Defesa do Meio Ambiente.

O protocolo, firmado entre o TCE-AC, a Universidade Federal do Acre (UFAC) e o Governo do Estado, visa a adoção de ações conjuntas para mitigar os efeitos das mudanças climáticas na bacia do Igarapé São Francisco.

A proposta vem sendo trabalhada desde 2023, quando foi registrada a maior chuva em Rio Branco nos últimos 60 anos, o manancial transbordou repentinamente e causou muitos prejuízos a moradores de vários bairros da cidade.

Durante o evento, a procuradora Rita de Cássia destacou o papel do MPAC na iniciativa e a importância da preservação do igarapé.

“O MPAC quer estar junto e contribuir com essa iniciativa histórica e louvável, porque o Igarapé São Francisco é um importante patrimônio ambiental acreano, que está gravemente degradado, poluído e com ocupação irregular das margens. É urgente também um trabalho permanente de educação ambiental, e acredito que, com todos unidos, colheremos bons frutos para a preservação desse bem essencial para a biodiversidade e nossa qualidade de vida”, afirmou.

O presidente do TCE-AC, Ribamar Trindade, ressaltou a importância da união das instituições para o sucesso da iniciativa.

“O objetivo desse evento é justamente mobilizar as instituições em prol da revitalização do Igarapé São Francisco. Nós temos um projeto que foi iniciado pelos servidores do tribunal e, agora, em conjunto com a Ufac, assinamos o protocolo de intenções para que nos ajude nesse projeto. É muito importante que todos estejam unidos para possamos realizar esse projeto”, disse.

O plano de recuperação prevê a restauração das matas ciliares, a construção de moradias populares, a coleta e tratamento de resíduos sólidos, melhorias na infraestrutura urbana e no controle ambiental, além do fortalecimento da Área de Proteção Ambiental.

Com a assinatura do protocolo, as instituições esperam avançar nas ações por meio de cooperação técnica e científica, focando em estudos, projetos e mobilização comunitária para recuperar as condições físicas e ambientais da bacia do Igarapé São Francisco, protegendo populações e atividades econômicas expostas a eventos climáticos extremos.

 

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bebê Aurora Maria foi queimada durante o banho, confirma hospital, e Pedro Pascoal deve demitir a profissional

Raimundo Souza

Calegário alerta para plano de demissão em massa de trabalhadores terceirizados

Marcio Nunes

Senador Petecão luta por inclusão de municípios isolados no programa Prevbarco do INSS

Marcio Nunes

Detento que tinha testemunhado sobre rebelião é encontrado morto dentro de presídio no Acre

Jamile Romano

Vanda Milani garante máquinas e equipamentos para comunidades tradicionais de Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Governo realiza reunião técnica na Aleac para discutir aplicabilidade de instrução normativa do Ibama

Marcio Nunes