23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

MPAC discute parceria com a Prefeitura de Rio Branco para descaracterização de roupas doadas pela Receita Federal

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) realizou, na última quinta-feira, 25, uma reunião para tratar da necessidade de descaracterização das peças de roupas doadas pela Receita Federal. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de celebração de um termo de cooperação técnica entre o MPAC e a Prefeitura Municipal de Rio Branco.

Na reunião, a procuradora-geral adjunta para Assuntos Administrativos e Institucionais, Rita de Cássia Nogueira, fez uma apresentação sobre a doação recebida pelo MPAC, totalizando, inicialmente, 15.000 peças de vestuário para beneficiar pessoas em situação de vulnerabilidade social. Recentemente foram doadas mais 60 caixas, das quais, 32 já estavam descaracterizadas e 28 aguardam o processo.

Segundo a procuradora de Justiça, o desafio consiste na descaracterização das peças, removendo marcas identificadoras, etiquetas e logotipos, atendendo a uma condição estipulada pela Receita Federal para a doação do volume apreendido, uma vez que são provenientes de falsificações de marcas reconhecidas.

Para dar andamento ao projeto, o MPAC fez parcerias com diversas instituições no intuito de proporcionar às reeducandas do sistema prisional de Rio Branco e Cruzeiro do Sul a possibilidade de trabalhar na customização das roupas em troca da remição da pena. No entanto, os desafios enfrentados devido aos mecanismos de segurança dos presídios resultaram em um processo lento que não atende à demanda.

Diante desse cenário, o MPAC está buscando ampliar parcerias para acelerar o processo de descaracterização das peças, possibilitando a distribuição mais rápida à população em situação de vulnerabilidade social.

A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Sasdh), Suellen Araújo, propôs a participação de instituições como a Casa Rosa Mulher e outras casas de acolhimento, além de envolver associações de bairros que possuem costureiras e brechós.
Os representantes da Sasdh levarão a proposta ao prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom. Caso o convite para parceria seja aceito, será elaborada uma proposta para formalizar a parceria.

[ Agência de Notícias do MPAC]

 

Artigos Relacionados

Empresa é autuada por afixar cartazes em muros e postes causando poluição visual

Marcio Nunes

Frente à extrema seca e ao risco de desabastecimento de água, Estado do Acre decreta situação de emergência

Jamile Romano

Vida e morte de Padre Paolino, resgate de simpatias juninas, diversidade e culinária acreana marcam temas de apresentações das quadrilhas no Arraial Cultural

Raimundo Souza

Batalhão Ambiental intensifica patrulhamento durante Operação Sine Ignis

Raimundo Souza

Para preservar cultura e segurança alimentar, primeiro restaurante de comida Huni Kuin é inaugurado no Acre

Raimundo Souza

Governo convoca candidatos para matrícula no Curso de Formação de Aluno-Soldado do Corpo de Bombeiros

Jamile Romano