23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Moraes vota pela primeira vez para inocentar réu pelo 8 de janeiro

Publicado em 08/03/2024

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (8) para absolver totalmente um dos réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. É a primeira vez que Moraes, relator das ações relacionadas ao 8/1, vota para inocentar por completo um envolvido no caso.

A decisão ainda deve ser avaliada pelos demais ministros até a próxima sexta (15), em julgamento virtual. Ninguém mais se manifestou até o momento.

O acusado Geraldo Filipe da Silva estava em situação de rua no dia dos atos e disse ter se aproximado “por pura curiosidade”.

A defesa dele argumentou que, quando ele chegou perto da multidão, foi confundido com um “infiltrado petista” e que, se os policiais não o tivessem prendido, seria espancado pelos demais.

Silva foi preso em flagrante em 8 de janeiro e ficou detido por quase 11 meses. Ele foi solto provisoriamente em novembro passado após manifestação da PGR (Procuradoria-Geral da República), que disse não haver provas contra ele.

Moraes concordou com a PGR e disse que há “dúvida razoável” se o acusado sabia e colaborou voluntariamente com a prática dos crimes.

Silva é acusado de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O ministro votou para condenar todos os outros 14 acusados dessa leva, com penas que vão de 11 a 17 anos de prisão. Até o momento, o STF já puniu 116 envolvidos nos ataques golpistas. Os réus estão sendo julgados em lotes desde setembro do ano passado.

 

[Folha Uol]

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Alckmin diz que ‘indulto é golpismo de marcha ré’ após evento com Tarcísio em SP

Raimundo Souza

Defesa de Bolsonaro não apresenta novo recurso no STF contra sentença

Redacao

Decisão do STF sobre big techs deixa cenário eleitoral em aberto e corrobora poder do TSE

Raimundo Souza

Apartamento de Hugo Motta avaliado em R$ 5 mi custou R$ 125 mil no papel

Raimundo Souza

Direita afina discurso sobre tarifaço e ganha terreno com disparos coordenados

Raimundo Souza

Lula chega à metade de seu 3º mandato sem marca clara de governo

Raimundo Souza