25.3 C
Rio Branco
domingo, 11 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Política

Moraes critica reportagem do UOL e fala em notícia falsa

Publicado em 26/05/2024

Ministro disse que as fontes se portaram de forma “fofoqueira” e antiética

Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, criticou uma reportagem do UOL sobre a estratégia adotada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele se torne elegível para 2026. Escrita pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo, a matéria foi escrita com base em depoimento de ministros do TSE que pediram anonimato.

Moraes declarou que as autoras, usando o “manto do sigilo de fonte”, “inventou fatos e versões”. A nota, porém, não aponta quais sãos os trechos da reportagem que ele não considera verdadeiros. Em outra parte, ele fala que tais fontes se portaram de forma “fofoqueira” e antiética.

O ministro também critica outro artigo do UOL, desta vez escrito pelo colunista Wálter Maierovictch, sobre o mesmo assunto. Dizendo lamentar que o autor do texto tenha repercutido a nota anterior sem checar as fontes.

– Infelizmente, ao haver esse tipo de publicação em veículo de relevância nacional como o UOL, contata-se que as fake news e notícias fraudulentas não ficam restritas apenas às redes sociais. Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Essa responsabilidade, portanto, deve ser exercida diuturnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa – diz a nota.

UOL MANTÉM INFORMAÇÕES

Apesar de receber uma crítica do ministro Alexandre de Moraes, UOL reafirmou a veracidade do conteúdo da reportagem, afirmando que a apuração foi feita com ministros do TSE que falaram sob condição de anonimato.

Fonte: Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Lula dispensa avião presidencial e vai usar o KC-30 em viagem à Ásia; conheça a maior aeronave da FAB

Raimundo Souza

Moradores do Eldorado abraçam campanha de Marcus Alexandre*

Raimundo Souza

Entenda em 13 pontos o acordo Mercosul–UE

Raimundo Souza

Brasil terá o maior imposto do mundo com a reforma tributária

Raimundo Souza

Fachin assume STF com defesa de autocontenção e tenta baixar tensão política

Raimundo Souza

Bolsonarismo se incomoda com pressão pró-Tarcísio

Raimundo Souza