24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Moraes critica reportagem do UOL e fala em notícia falsa

Ministro disse que as fontes se portaram de forma “fofoqueira” e antiética

Alexandre de Moraes, presidente do TSE Foto: Luiz Roberto/Secom/TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, criticou uma reportagem do UOL sobre a estratégia adotada pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para que ele se torne elegível para 2026. Escrita pelas colunistas Carolina Brígido e Carla Araújo, a matéria foi escrita com base em depoimento de ministros do TSE que pediram anonimato.

Moraes declarou que as autoras, usando o “manto do sigilo de fonte”, “inventou fatos e versões”. A nota, porém, não aponta quais sãos os trechos da reportagem que ele não considera verdadeiros. Em outra parte, ele fala que tais fontes se portaram de forma “fofoqueira” e antiética.

O ministro também critica outro artigo do UOL, desta vez escrito pelo colunista Wálter Maierovictch, sobre o mesmo assunto. Dizendo lamentar que o autor do texto tenha repercutido a nota anterior sem checar as fontes.

– Infelizmente, ao haver esse tipo de publicação em veículo de relevância nacional como o UOL, contata-se que as fake news e notícias fraudulentas não ficam restritas apenas às redes sociais. Não há democracia sem uma imprensa forte, consciente e responsável. Essa responsabilidade, portanto, deve ser exercida diuturnamente e incansavelmente por todos os profissionais da imprensa – diz a nota.

UOL MANTÉM INFORMAÇÕES

Apesar de receber uma crítica do ministro Alexandre de Moraes, UOL reafirmou a veracidade do conteúdo da reportagem, afirmando que a apuração foi feita com ministros do TSE que falaram sob condição de anonimato.

Fonte: Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Bolsonaro chega a julgamento no STF com Lula no espelho em embates políticos e jurídicos

Raimundo Souza

Análise: o reajuste do salário mínimo casa com os gastos públicos?

Raimundo Souza

Em uma UTI Aérea o ex-governador do Acre Flaviano Melo foi transferido para São Paulo

Raimundo Souza

Tarcísio deve sancionar proibição de celulares em escolas, dizem fontes

Jamile Romano

Moraes pede sessão extra para julgamento de Bolsonaro no STF

Redacao

Marçal recorre a réu homônimo para pressionar Boulos sobre uso de drogas

Raimundo Souza