25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Moraes abre inquérito contra Eduardo e manda PF ouvir Jair Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), aceitou o pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) e abriu inquérito contra o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

O que aconteceu
Moraes pediu apuração de três crimes em que Eduardo é acusado. Os supostos crimes são: prática dos crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado democrático de Direito. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu hoje ao STF que autorizasse abertura de inquérito contra Eduardo.

Pai de Eduardo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve prestar depoimento à Polícia Federal, afirma Moraes. “Para que preste esclarecimentos a respeito dos fatos, dada a circunstância de ser diretamente beneficiado pela conduta descrita e já haver declarado ser o responsável financeiro pela manutenção do sr. Eduardo Bolsonaro em território americano”, disse o ministro.

Além dele, o próprio Eduardo e o deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ), autor do pedido, devem prestar depoimento. Por estar fora do Brasil, depoimento de Eduardo pode ser por escrito, decidiu o ministro. O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, deve indicar quais as autoridades diplomáticas brasileiras nos Estados Unidos estão aptas a prestar os esclarecimentos solicitados pela PGR.

PGR afirma que Eduardo estaria articulando sanções dos EUA ao ministro Alexandre de Moraes para “coagir” o STF. Na petição, Gonet cita declarações dadas pelo deputado à imprensa de que estaria realizando agendas com congressistas americanos e membros da gestão Trump para impor medidas do país contra Moraes, como proibi-lo de realizar transações, abrir contas em bancos e usar o cartão de crédito.

[UOL]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Moraes rejeita pedido da CGU em provas usadas contra Bolsonaro

Raimundo Souza

Como usar o app do governo que promete inutilizar celular roubado com um clique

Jamile Romano

Lula abre conferência e sanciona ampliação da licença-maternidade

Marcio Nunes

Câmara aprova isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil

Redacao

Brasil registra nove vítimas de estupro por hora em 2024, mostram dados do Ministério da Justiça

Jamile Romano

Duas pessoas morrem em queda de avião em São Paulo

Jamile Romano