25.3 C
Rio Branco
terça-feira, 25 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Artigos do NarcisoGeral

Moeda universal

Até o ano de 1944 a libra esterlina era a moeda mundial e a partir de então, surgiu o dólar dos EUA.

Em razão dos milhões de mortes que a 2ª guerra mundial provocou, o mundo criou, e muito oportunamente, diversas instituições multilaterais e todas elas movidas do propósito de promover e o desenvolvimento econômico e social e, particularmente, a paz entre as nações. Na referida guerra tem-se por certo que mais 70 milhões de pessoas morreram, a maioria delas concentradas em dois continentes: Europa e na Ásia.

Ainda assim, quase meio milhão de americanos morreu nos tenebrosos campos de concentração, significativamente, um número bem menor, quando comparado com as mortes dos 24 milhões de soviéticos e as dos 20 milhões de chineses.

A brutalidade da guerra em questão era tal ordem que os países aliados se viram obrigados a fazer uso das bombas atômicas, em poder dos EUA, e lançá-las em duas cidades japonesas: Hiroshima e Nagazaki. A destruição que as mesmas provocaram teve o seu lado bom, qual seja, a rendição dos nazistas e o fim da própria guerra.

Como as guerras sempre se fizeram presentes de aliados, enquanto combatentes do nazismo os EUA e a União Soviética, tornaram-se competidores e ambos buscando a supremacia mundial.

Desta competição emergiu a chamada “GUERRA FRIA” embora não tenha havido nenhum disparo de armas, nem as convencionais e nem as atômicas, ainda que o mundo inteiro, por seguidos anos, tenha vivido no mais absoluto estado de apreensão.

Àqueles que não aprendem com a história, em particular, aqueles que detém poderes e que repetem os mesmos erros esperando obter resultados diferentes são os causadores dos conflitos e das muitas guerras, algumas delas, ora em curso. Do trio: Donald Trump, Benjamin Netanyahu e Waldemir Putin o que poderemos esperar?   

Nada contra o combate aos terroristas do Hamas, do Hezbollah, do Boko Haram e da Al Qaeda, se é que esta organização ainda sobrevive, mas o que o terrorista Benjamin Netanyahu está fazendo com os palestinos, e de forma indistinta, matando mulheres, crianças e velhinhos inocentes, muitos deles contrários ao próprio Hamas, já o tornou num terrorista ainda mais perigoso, isto porque, entre todas as suas formas o terrorismo praticado pelo Estado é o pior, portanto, inaceitável.

Pela importância que tem os EUA, notadamente, por ser a maior potência mundial, econômica e militarmente, enquanto o presidente, Donald /Trump estiver no poder e se comportando como se fosse o dono do mundo e desrespeitando as organizações multilaterais que foram estabelecidas para proporcionar a paz resta-me tão somente lamentar.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

A busca por novos conhecimentos: mais do que carreira, é transformação de vida

Raimundo Souza

Prêmio MEC da Educação Brasileira: AC recebe uma premiação

Kevin Souza

Semulher promove ações de enfrentamento à violência contra a mulher em evento do Núcleo de Educação de Porto Acre

Raimundo Souza

Expoacre Ferve em Sábado de Casa Cheia com Presença de Figuras Conhecidas

Raimundo Souza

Abastecimento de água deve se normalizar até o fim de semana após atraso em manutenção na ETA 2

Kevin Souza

Estado oferece programação especial do Dia da Criança em espaços culturais de Rio Branco

Raimundo Souza