23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Brasil

Ministro do STF determina medidas de combate às queimadas

Publicado em 10/09/2024

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta terça-feira (10) que o país vive uma “pandemia de incêndios florestais” e determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.

O ministro também determinou que mais aviões devem ser utilizados no trabalho dos militares. A contratação e a requisição de aeronaves na iniciativa privada também foi autorizada.

A Polícia Federal e as polícias civis dos estados deverão realizar um mutirão de investigação sobre os incêndios provocados pela ação humana.

O Poder Executivo ainda terá que apresentar, no prazo de 90 dias, um plano nacional de enfrentamento às queimadas para o ano de 2025. O plano deverá ser realizado de forma integrada com os estados.

Pandemia

Na abertura da audiência, Dino disse que o enfrentamento às queimadas deve ser feito pelos Três Poderes, como ocorreu durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Mega-Sena sorteia nesta terça-feira prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

Redacao

Mais de 1,1 milhão de MEIs podem ser excluídos do Simples Nacional

Jamile Romano

Comissão de Ética apura duas novas acusações de assédio contra Silvio Almeida

Jamile Romano

Wagner Moura faz história ao vencer Globo de Ouro de melhor ator

Raimundo Souza

BC publicará medida para evitar fraudes no Pix automático nesta quinta-feira (5)

Jamile Romano

Barroso diz que STF cumpriu dever de preservar o Estado de direito

Redacao