25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Brasil

Ministro do STF determina medidas de combate às queimadas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino afirmou nesta terça-feira (10) que o país vive uma “pandemia de incêndios florestais” e determinou medidas para o enfrentamento às queimadas na Amazônia e no Pantanal.

Pela decisão, o governo federal deverá convocar mais bombeiros militares para compor o efetivo da Força Nacional que combate os incêndios nas regiões. Os novos integrantes deverão ser oriundos dos estados que não foram atingidos pelos incêndios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deverá ampliar o efetivo de fiscalização nas rodovias da região.

O ministro também determinou que mais aviões devem ser utilizados no trabalho dos militares. A contratação e a requisição de aeronaves na iniciativa privada também foi autorizada.

A Polícia Federal e as polícias civis dos estados deverão realizar um mutirão de investigação sobre os incêndios provocados pela ação humana.

O Poder Executivo ainda terá que apresentar, no prazo de 90 dias, um plano nacional de enfrentamento às queimadas para o ano de 2025. O plano deverá ser realizado de forma integrada com os estados.

Pandemia

Na abertura da audiência, Dino disse que o enfrentamento às queimadas deve ser feito pelos Três Poderes, como ocorreu durante as enchentes no Rio Grande do Sul.

[Agência Brasil]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Vídeo: Barroso canta samba e homenageia Dino em casamento

Raimundo Souza

Maioria do STF vota para condenar Débora Rodrigues a 14 anos de prisão

Marcio Nunes

Dino nega bloqueio de repasses do governo para emendas da Saúde

Raimundo Souza

Preço da cesta básica cai em 15 das 27 capitais em julho

Marcio Nunes

Inquérito do golpe: interrogatório de réus no STF começa na segunda (9)

Marcio Nunes

Bolsonaro nega ter descumprido proibição de uso de redes sociais

Jamile Romano