24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
ColunistasPanorama Político

Militantes do MDB e de partidos de esquerda recebem comando para não atacar PSB de Jenilson Leite

Atualizada em 09/08/2024 10:41

Lideranças do MDB e do PT, além de outros partidos de esquerda, que apoiam a candidatura de Marcus Alexandre à Prefeitura de Rio Branco, mandaram comando aos seus militantes. A ordem é parar de atacar o candidato do PSB, médico e ex-deputado Genilson Leite, sobretudo nas redes sociais. O MDB perdeu apoio de Jenilson, segundo o ex-deputado, por não cumprir acordos.
A cúpula emedebista teria garantido que Jenilson seria o candidato a vice-prefeito na chapa liderada por Marcus Alexandre, mas pressionado pelo PSD do senador Sergio Petecão, o partido aceitou compor a chapa com Marfisa Galvão como vice. Ela foi eleita vice-prefeita em 2020, na chapa do prefeito Tião Bocalom, eleito pelo PP, mas disputa a reeleição pelo PL.
Na pesquisa do Instituto Real Time Big Data, divulgada há duas semanas, mostrando a virada do prefeito Tião Bocalom (PL) sobre o candidato do MDB, Marcus Alexandre, Jenilson Leite aparece em terceiro lugar. A coordenação da campanha de Alexandre trabalha com a possibilidade de ter apoio de Jenilson em eventual segundo turno. Por isso, a estratégia é poupar Jenilson e centrar fogo em Bocalom.
O crescimento repentino de Jenilson pode ter uma explicação lógica. Ele pode teria sido beneficiado por eleitores petistas e de outros partidos de esquerda que não aceitam votar em Marcus Alexandre por este ter trocado o PT pelo MDB. Aliás, esse é um drama que Marcus vive no momento: tem eleitor do MDB que não aceita votar por ele ter sido do PT e eleitor petista que não quer votar por ele ter ido para o MDB.

Mengão na Acre
A programação de inauguração do estádio Arena da Floresta contará com jogo time sub-20 do Flamengo em uma rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20, a ser realizada em setembro. A novidade foi anunciada pelo próprio presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, no início da tarde desta quinta-feira, 08, em reunião na sede do clube, no Rio de Janeiro, com o governador Gladson Cameli, e o secretário de Esportes, ex-deputado Ney Amorim.

Disputa acirrada
Além de Rio Branco, teremos disputas acirradas em Cruzeiro do Sul, Sena Madureira e Brasiléia. Na capital a polarização é uma realidade entre o prefeito Tião Bocalom (PL) e o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB); em Cruzeiro do Sul, o prefeito Zequinha Lima (PP) também polariza com a ex-deputada Jéssica Sales (MDB); em Sena Madureira a parada será entre o deputado Gilberto Lira (União Brasil) e o deputado federal Gerlen Diniz (PP).

Mudança
A exemplo de Sena Madureira, onde o vereador Alípio Gomes foi substituído pelo deputado Gilberto Lira, ambos do União Brasil, em Brasiléia, o PP também trocou Suely Guimarães por Carlinhos do Pelado. No início do ano, o PP havia apresentado o ex-vereador Joelson Pontes como pré-candidato em Brasileia.

Aliados
Deputado Gilberto Lira, candidato à Prefeitura de Sena Madureira, tem apoio do perfeito Mazinho Serafim, de quem foi vice, além de dois senadores, três deputados federais e três deputados estaduais. A convenção dos três partidos que apoiam sua candidatura (UB-PSD-PL) foi realizada na noite e segunda-feira, no estádio municipal José Marreira Filho, o Marreirão, construído pelo prefeito Mazinho Serafim, no primeiro mandato.

Confronto direto
Em Brasiléia, assim como em Cruzeiro do Sul, o PP terá confronto direto com o MDB. A ex-prefeito e ex-vereadora e ex-prefeita Leyla Galvão, petista arrependida, voltou ao MDB e foi recebida de braços abertos. A atual prefeita, Fernanda Hassem, eleita pelo PT, também trocou de partido: foi para o PP, atendendo convite do governador Gladson Cameli. O candidato do PP é Carlinhos do Pelado.

Favorito
Em Porto Acre, cidade histórica, pois foi o cenário da batalha final da Revolução Acreana, o candidato do PP, vereador Máximo Ferreira, é tido como favorito. Ex-presidente da Câmara e secretário municipal, Máximo tem apoio do prefeito Bené Damasceno e do governador Gladson Cameli. Ele também tem apoio da deputada federal Socorro Neri, a mais votada em 2022.

Menos da metade
Apesar de o presidente regional do Partido Republicano, deputado federal Roberto Duarte ter surpreendido a todos ao anunciar apoio ao candidato do MDB à Prefeitura de Rio Branco, ex-prefeito Marcus Alexandre, a maioria dos candidatos a vereador não embarcou com ele. Alguns afirmam que não vão pedir votos para beneficiar candidatos da esquerda.

Preço alto
Ainda segundo alguns candidatos do Partido Republicano, o deputado Roberto Duarte pode pagar preço alto por declarar apoio a Marcus Alexandre. Eles lembram que quem elegeu Roberto Duarte deputado federal em 2022, foi o mesmo eleitor que rejeitarou Jorge Viaja e Marcus Alexandre, que compuseram a chapa 100% petista e foram derrotados em primeiro turno pelo governador Gladson Cameli (PP).

Conselheira federal
Conselho Federal de Medicina do Acre (CFM) divulgou o resultado das eleições para conselheiros. Foram eleitos Dilza Ribeiro (titular) e o doutor Alessandre Gomes (suplente). A Chapa 2 recebeu 663 votos, correspondendo a 71,14% dos votos válidos, enquanto a Chapa 1, representada pela doutora Jene Greyce (titular) e Socorro Elizabeth (suplente), obteve 269 votos, representando 28,86% dos votos válidos.

Secretária-geral do CFM
No momento, Dilza Ribeiro ocupa o cargo de diretora da Secretaria Geral do CFM e é a primeira representante do Acre a assumir uma diretoria no Conselho. Ela também já foi presidente do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e fez excelente trabalho, tanto que foi eleito como secretária-geral do Conselho Federal.

Tribuna Livre
Teve excelente repercussão o programa Tribuna Livre de segunda-f0era, 05, na TV Rio Branco-Rede Cultura. O convidado foi o cientista político Nilson Euclides, professor da Universidade Federal do Acre (Ufac). Falamos sobre vários assuntos, entre os quais, as eleições americanas, fraudes nas eleições da Venezuela e claro, as eleições municipais no Acre, sobretudo em Rio Branco.

Força do Agronegócio
Na próxima semana, o programa Tribuna Live vai debater a importância do agronegócio para a economia acreana. Nosso convidado será o presidente da Federação da Agricultura do Acre, empresário e agropecuarista Assuero Veronez. Foi o setor que mais cresceu no Acre nos últimos cinco anos, graças às mudanças no governo estadual e a ousadia dos pequenos, médicos e grandes produtores.

Artigos Relacionados

Do céu ao inferno

Narciso Mendes

Evaporou-se

Jamile Romano

Lula/Bolsonaro

Jamile Romano

Investimentos do governo do Ace na educação geram efeitos positivos e são reconhecidos pelo Unicef

Marcio Nunes

Simples, rápidas e erradas

Jamile Romano

Declaração de bens: dois candidatos ficaram mais pobres e um mais rico

Jamile Romano