24.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mesmo com chuvas em 21 dias, Rio Branco fecha janeiro com volume abaixo da média histórica

Atualizada em 03/02/2025 14:21

Mesmo com chuvas em 21 dos 31 dias, a capital do Acre fechou o mês de janeiro com volume abaixo da média histórica. De acordo com a Defesa Civil de Rio Brancoforam 210 milímetros de chuva acumulados, o que equivale a 73% do esperado para o mês, que era de 287,5 milímetros.

Conforme o monitoramento diário feito pelo órgão, o dia com maior volume de chuvas registrado foi o penúltimo, quinta-feira (30), com 45,6 milímetros. Logo em seguida ficou o primeiro dia do ano, com 34,2 milímetros.

“Janeiro do ano passado, ano de 2024, choveu 240 [milímetros]. Então choveu um pouco mais [no ano passado], mas não foi tão mais assim, digamos. E mesmo assim, não diminuiu a quantidade de chuvas [em janeiro de 2025], em relação ao ano passado, que teve uma inundação, a segunda maior de todas” ressalta o coordenador do órgão, tenente coronel Cláudio Falcão.

Com isso, a Defesa Civil ressalta que o índice não exclui uma possível cheia. Em anos anteriores e que não tiveram enchentes, o mês chegou a 600 milímetros, como no caso de 2017.

Os meses mais críticos para o nível do rio são fevereiro e março. Por isso, ainda de acordo com o coordenador, é preciso analisar a situação até os períodos mais avançados de inverno. Nos três primeiros dias de fevereiro, já foram acumulados 5,06 milímetros dos 300 aguardados para o período.

“Lembrar sempre que o que vai influenciar mesmo, em uma possível inundação ou não, é o que chove em fevereiro e março. São os períodos mais críticos de todo ano em relação a inundação. 63% das inundações acontecem nesses dois meses. Inclusive, em 2021 o transbordamento do Rio Acre foi no dia 10 de fevereiro. Em 2022, foi dia 17 de fevereiro. Em 2023 foi no dia 27 de março. E em 2024 foi no dia 23 de fevereiro. Então, quer dizer, nós ainda estamos chegando nessas datas. O que ocorreu no mês de janeiro não muda muito o cenário futuro, mesmo tendo chovido abaixo da média”, alerta.

Nível do rio

Ainda conforme Falcão, o mês de janeiro teve a segunda menor média para o nível do Rio Acre, perdendo apenas para o ano de 2016. De acordo com a medição diária feita pela Defesa Civil, o manancial iniciou o mês com 8,06 metros e encerrou com 5,86 metros.

O dia com maior medição foi 11, com 8,23 metros, enquanto a menor marca foi registrada no dia 7, com 4 metros.

O nível do rio foi o segundo menor nos últimos 11 anos. Só não foi menor para o ano de 2016. Mesmo ele sendo o segundo menor de todos os últimos 11, ele está muito parecido com 2024. Em 2024, a gente estava com média de 1 metro a 1 metro e meio a mais do que nós temos agora em 2025. E mesmo assim também acabou acontecendo uma inundação muito grande. Então, por enquanto, mesmo com essas modificações, não alteram em nada o planejamento da Defesa Civil, por exemplo, para atender a uma possível inundação”, acrescenta.

[G1]

Artigos Relacionados

Prefeitura de Rio Branco age rápido e garante reabastecimento de água após acidente por conta da cheia do Rio Acre

Raimundo Souza

Parceria entre Iapen e Detran promoveu último grupo reflexivo de trânsito do ano para cumpridores de alternativas penais

Marcio Nunes

Governo realiza cerimônia para oficializar homenagem a Flaviano Melo na Fundhacre

Jamile Romano

Estado publica lista final de aprovados para atuar como alfabetizadores populares

Jamile Romano

Defesa Civil estadual capacita coordenadores municipais para atuação em períodos extremos

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza vive experiência imersiva e conhece Iniciativa Interreligiosa pelas Florestas Tropicais

Marcio Nunes