23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Médico acreano Fernando Assis cria modelo inovador para cirurgias de próstata

Atualizada em 13/12/2024 16:46

Na última quarta-feira (11), o professor e pesquisador da Ufac, Dr. Fernando de Assis, urologista, apresentou uma nova técnica cirúrgica para remoção da próstata. Segundo o renomado médico acreano, a nova técnica usa materias ortopédicos que a torna mais acessível, podendo ter seu custo em até 8 vezes mais barato.

“Embora já exista uma técnica similar usando aparelhos caros, eu percebi que era possível adaptar materiais ortopédicos para reduzir o custo em até oito vezes”, explica.

Uma das principais vantagens desse novo método, comparado ao tradicional, é reduzir drasticamente o custo para se realizar a operação, assim como a aceleração no tempo de recuperação para o paciente.

Liderados pelo Dr. Fernando Assis, o grupo de pesquisadores nomeou o novo procedimento de “morcelamento supra-púbico”, que  utiliza materiais descartáveis e equipamentos já presentes na maioria dos hospitais de médio e grande porte.

“Essa inovação pode ser um grande avanço, especialmente para países com poucos recursos, onde os custos com equipamentos hospitalares são um fator limitante para o tratamento”, exemplificou o mádico.

Sobre a nóva técnica desenvolvida e o aparelho usado durante os procedimentos, Dr. Fernando avalia que a previsão é que já no começo de 2025 ele esteja liberado para venda pela Anvisa, podendo assim ser comprado por profissionais de todo o país.

“Em relação ao aparelho que eu criei, a liberação da Anvisa aconteceu esse ano, há uns dois meses, então ele já vai começar a ser comercializado, acreditamos que em janeiro agora, próximo ano, já vai estar à venda para os colegas médicos urologistas poderem comprar”, afirmou!

Perfil do dr. Fernando Assis

O médico Fernando de Assis é urologista, com mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará; doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Universidade da Califórnia.

Criou, em 2006, a equipe de transplante de rins do estado do Acre e um dos responsáveis pela criação do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), onde ainda exerce atividades como uro-oncologista, sendo o médico mais antigo do hospital.

Fernando de Assis é urologista com mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará; doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Universidade da Califórnia – EUA.

Foi responsável pela criação da Equipe de Transplante de Rins do Estado do Acre no ano 2006, sendo pioneiro na realização desse tipo de transplantes no Estado do Acre.

Também é um dos médicos que participaram da criação do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), onde ainda exerce atividades como uro-oncologista, sendo, portanto, o médico mais antigo daquela instituição.

Assis ocupa o posto de coordenador do  Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas do Acre e professor de urologia da Universidade Federal do Acre, assim como atua como preceptor do Programa de Residência Médica na Fundhacre.

 

 

Artigos Relacionados

Bolsonaro vem a Rio Branco dia 21 de março, acompanhado da esposa Michele e passam aniversário no Acre

Jamile Romano

Helicóptero dos Bombeiros cai durante buscas em MG; 6 pessoas morrem

Raimundo Souza

Educação e Centro de Ensino Dom Bosco comemoram Dia da Síndrome de Down com caminhada no Horto

Marcio Nunes

Governo e Fieac iniciam trabalho de montagem do Espaço Indústria na Expoacre de Rio Branco

Jamile Romano

Governo do Acre receberá recursos do Mercosul para investimentos em suinocultura e avicultura

Raimundo Souza

Inauguração do Museu dos Povos Acreanos, revitalização de espaços e diálogo com fazedores de cultura marcaram ações da FEM em 2023

Jamile Romano