24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Médico acreano Fernando Assis cria modelo inovador para cirurgias de próstata

Na última quarta-feira (11), o professor e pesquisador da Ufac, Dr. Fernando de Assis, urologista, apresentou uma nova técnica cirúrgica para remoção da próstata. Segundo o renomado médico acreano, a nova técnica usa materias ortopédicos que a torna mais acessível, podendo ter seu custo em até 8 vezes mais barato.

“Embora já exista uma técnica similar usando aparelhos caros, eu percebi que era possível adaptar materiais ortopédicos para reduzir o custo em até oito vezes”, explica.

Uma das principais vantagens desse novo método, comparado ao tradicional, é reduzir drasticamente o custo para se realizar a operação, assim como a aceleração no tempo de recuperação para o paciente.

Liderados pelo Dr. Fernando Assis, o grupo de pesquisadores nomeou o novo procedimento de “morcelamento supra-púbico”, que  utiliza materiais descartáveis e equipamentos já presentes na maioria dos hospitais de médio e grande porte.

“Essa inovação pode ser um grande avanço, especialmente para países com poucos recursos, onde os custos com equipamentos hospitalares são um fator limitante para o tratamento”, exemplificou o mádico.

Sobre a nóva técnica desenvolvida e o aparelho usado durante os procedimentos, Dr. Fernando avalia que a previsão é que já no começo de 2025 ele esteja liberado para venda pela Anvisa, podendo assim ser comprado por profissionais de todo o país.

“Em relação ao aparelho que eu criei, a liberação da Anvisa aconteceu esse ano, há uns dois meses, então ele já vai começar a ser comercializado, acreditamos que em janeiro agora, próximo ano, já vai estar à venda para os colegas médicos urologistas poderem comprar”, afirmou!

Perfil do dr. Fernando Assis

O médico Fernando de Assis é urologista, com mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará; doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Universidade da Califórnia.

Criou, em 2006, a equipe de transplante de rins do estado do Acre e um dos responsáveis pela criação do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), onde ainda exerce atividades como uro-oncologista, sendo o médico mais antigo do hospital.

Fernando de Assis é urologista com mestrado em Biologia de Agentes Infecciosos e Parasitários pela Universidade Federal do Pará; doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo e Universidade da Califórnia – EUA.

Foi responsável pela criação da Equipe de Transplante de Rins do Estado do Acre no ano 2006, sendo pioneiro na realização desse tipo de transplantes no Estado do Acre.

Também é um dos médicos que participaram da criação do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), onde ainda exerce atividades como uro-oncologista, sendo, portanto, o médico mais antigo daquela instituição.

Assis ocupa o posto de coordenador do  Serviço de Urologia do Hospital das Clínicas do Acre e professor de urologia da Universidade Federal do Acre, assim como atua como preceptor do Programa de Residência Médica na Fundhacre.

 

 

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Um dos pioneiros da comunicação gospel no Acre, pastor Gilberto Cabral completou 40 anos de cristão na noite de Natal

Jamile Romano

Bocalom nomeia Rennan Biths novo Secretário Municipal de Saúde

Marcio Nunes

Cada mulher acreana tem uma história de luta, de conquistas e de superação. Seja no lar, no trabalho, na sociedade ou na vida pública.

Raimundo Souza

Projeto Céu Limpo, Vida Segura é lançado em Rio Branco com a realização de ações orientativas em comércios da capital

Jamile Romano

Parceria entre prefeitura e LBV garante 300 cestas básicas para famílias assistidas pelos CRAS

Marcio Nunes

Construção do terceiro acesso de Tarauacá pelo Deracre avança e representa progresso na cidade

Jamile Romano