27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Política

Marçal viaja, diz que vai encontrar ‘um presidente’ e deve se reunir com Bukele em El Salvador

Atualizada em 05/09/2024 07:33

EUA também estaria no roteiro, mas candidato não divulga agenda.

“Oi. Tô embarcando”. Esta foi a resposta do candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB-SP) à coluna às 7h21 da manhã desta quinta (5).

“Vai viajar para fora?”, seguiu a coluna. “Sim. Encontrar um presidente”, respondeu Marçal, que planeja visitar outros dois países pelo menos.

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB) durante caminhada na favela do Jaguaré, na zona oeste da cidade – Bruno Santos 25.ago.2024/Folhapress

A coluna apurou que entre os países nos quais Marçal planejava desembarcar nesta semana estavam El Salvador, onde deve se encontrar com o presidente Nayib Bukele, e os EUA, onde tenta agendar reunião com Donald Trump e com o ex-prefeito de Nova York Rudolph Giuliani.

Embora o candidato não tenha divulgado a sua agenda internacional, o cinegrafista que costuma acompanhá-lo, Nahuel Medina, publicou fotos e vídeos em suas redes sociais indicando que já está em solo salvadorenho.

A coluna apurou que integrantes da equipe de Marçal e o próprio candidato estabeleceram contato com o estafe de Nayib Bukele para agendar uma reunião.

O presidente de El Salvador virou um ícone da direita ao ser reeleito neste ano com 80% dos votos depois de um mandato que teve como bandeira o combate ao crime organizado.

Sob o primeiro mandato de Bukele, 70 mil pessoas foram presas e os índices de criminalidade despencaram. Apesar do sucesso, sua política de segurança que é cercada por questionamentos de entidades que defendem os direitos humanos.

Marçal já tinha anunciado que viajaria ao exterior. Na quarta (4), ele afirmou a jornalistas que já estava com viagem marcada para pelo menos três países, e que elas ocorreriam em breve. Marçal disse que quer “internacionalizar” a campanha.

A viagem aumenta a expectativa sobre a presença dele no 7 de setembro. O mais provável é que ele não vá ao ato, mas integrantes de sua equipe dizem que ele costuma fazer viagens rápidas ao exterior, indo e voltando em pouco mais de 24 horas.

Folha UOL

 

Artigos Relacionados

Janja deve debater sobre fome em universidade de Nova Iorque

Raimundo Souza

Marina Silva culpa Bolsonaro por desastre climático no RS

Raimundo Souza

Governo recorre ao STF e diz não ter meios técnicos para impedir uso do Bolsa Família em bets

Jamile Romano

Câmara aprova novo ensino médio sem espanhol obrigatório; texto vai à sanção

Jamile Romano

Em uma UTI Aérea o ex-governador do Acre Flaviano Melo foi transferido para São Paulo

Raimundo Souza

Lula convoca reunião extraordinária para tratar crise com a Venezuela

Raimundo Souza