23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mais de 70% dos conflitos na área da saúde são conciliados pelo TJAC

Publicado em 15/04/2025

No Acre, a atividade foi organizada pelo Comitê Estadual de Saúde, que tem como coordenador o juiz de Direito Marcelo Carvalho, titular do Juizado Especial de Fazenda Pública de Rio Branco.

 

A Semana Nacional da Saúde, que aconteceu de 7 a 11 de abril, finalizou com resultados positivos no Poder Judiciário do Acre. A campanha, idealizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o Fórum Nacional do Judiciário da Saúde (Fonajus) para priorização, por parte dos tribunais, nos julgamentos das questões relacionadas de saúde, alcançou 74% de acordos, ou seja, conciliações entre as partes.

No Acre, a atividade foi organizada pelo Comitê Estadual de Saúde, que tem como coordenador o juiz de Direito Marcelo Carvalho, titular do Juizado Especial de Fazenda Pública de Rio Branco. Ele diz que a realização do mutirão de audiências foi estabelecer o diálogo interinstitucional entre os poderes e órgãos da saúde para garantia desse direito básico e fundamental do cidadão. Além do mutirão, houve atendimento com testes rápidos, aferição de pressão artéria, glicemia e rodas de conversa voltados ao público interno da Justiça.

Com o apoio da Corregedoria-Geral da Justiça (Coger), o mutirão um total de 60 audiências agendadas, do qual 88% delas foram realizadas, tendo 74% de acordos realizados.

Para o coordenador do Comitê Estadual de Saúde, o mutirão foi bem-sucedido porque, além de obter o índice de 74% de conciliação, pode-se observar que todos os participantes, procuradores do Estado e prepostos da Secretaria Estadual de Saúde, advogados e prepostos da Unimed, conciliadores e principalmente os usuários dos sistemas de saúde abraçaram a conciliação de modo especial, buscando a solução para os processos.

“No nosso ponto de vista, as expectativas foram alcançadas. O mutirão foi bem-sucedido porque, além de obtermos o índice de 74% de conciliação, pudemos observar que todos os participantes abraçaram a conciliação de modo especial, buscando a solução para os processos. Foi mais que gratificante, foi inspirador e enriquecedor sob todos os aspectos. Pudemos ver a emoção daqueles que obtiveram a prestação de saúde, como consultas no dia seguinte. Já projetamos novas etapas”, disse o juiz.

Ele também destacou o apoio da Presidência do Tribunal de Justiça do Acre e ainda dos conciliadores do CEJUSC para a realização da atividade e agradeceu aos participantes do mutirão.

A conciliadora Carol Yunes disse se sentir bastante satisfeita pelos resultados alcançados. “Me sinto bastante satisfeita pelos resultados alcançados, com a efetivação de direitos que vão desde consultas médicas até o fornecimento de medicamentos de alto custo e fornecimento de cadeiras de rodas a pessoas vulneráveis que aguardavam a tempos. A maioria das demandas foi totalmente viabilizada pelo Estado do Acre, que realmente abraçou a iniciativa através dos servidores e procuradores. Agradeço especialmente aos colegas conciliadores que, com afinco e sensibilidade, facilitaram acordos relevantes, contribuindo para uma atuação célere, humanizada e comprometida com o bem-estar da população”, finalizou.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Saúde repassa R$ 639,5 mil para vigilância da tuberculose, HIV e outras doenças no Acre

Jamile Romano

Advogado critica decisão do TCE de afastar secretário e classifica medida como abusiva e política

Jamile Romano

Vice-governadora participa de inauguração do Guarda-Roupa Social em Cruzeiro do Sul

Marcio Nunes

Operação Descoberta: PF prende suspeito por posse e difusão de pornografia infantil no Acre

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco se prepara para possível construção de abrigos diante do risco de alagações

Jamile Romano

Por decisão do Tribunal Regional Federal, cai bônus de 15% para estudantes do curso de medicina da Ufac

Marcio Nunes