28.3 C
Rio Branco
sábado, 19 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Mailza Assis e representantes da Suframa discutem parcerias de fomento ao ecossistema de inovação do Acre

Atualizada em 13/06/2024 15:41

Promover ambientes de inovação para alavancar o desenvolvimento do Acre. Esse foi o assunto tratado pela vice-governadora Mailza Assis nesta quarta-feira, 12, no Palácio Rio Branco, na capital acreana, com três representantes da alta gestão da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa): o superintendente adjunto executivo, Luiz Frederico Aguiar; o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira; e o superintendente adjunto de Administração, Carlito Sobrinho.

No encontro, que contou com a presença do titular da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência, Tecnologia (Seict), Assurbanípal Mesquita, os representantes do governo do Acre apresentaram os avanços nos ecossistemas de inovação acreanos, buscando fechar parcerias com a instituição.

“Temos no Acre muitas startups, além de uma grande rede de apoio das universidades públicas e particulares. O encontro possibilita para nós, da Amazônia, impulsionar empresas aqui da região, talentos da nossa cidade e instituições que trabalham com inovação. Com o apoio da Suframa e todo o ecossistema tecnológico do estado, vamos avançar na implantação do Parque Tecnológico do Acre ”, afirmou a vice-governadora.

Mailza relembrou que, quando senadora da República, propôs o projeto de criação do parque tecnológico e que diferentes ações empreendidas pelo governo do Estado têm sido articuladas com os segmentos produtivos, do meio acadêmico e empresarial. “O principal desafio é conectar esses atores em um ambiente colaborativo e de cooperação, pois já temos grandes statups de inovação aqui na região. Saio contente que estamos avançando  numa interação entre o Estado, a academia e o setor produtivo empresarial”, observou.

Entre as várias iniciativas, o secretário Assurbanípal Mesquita ressaltou que a Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento, realizada na quarta-feira, 12, e quinta, 13, em Rio Branco, teve como objetivo promover a disseminação e o acesso aos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), com destaque para oportunidades relacionadas à política de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

O superintendente Luiz Frederico Aguiar destacou os bons resultados já colhidos no Acre e a expectativa de novas parcerias. “O Acre teve a  primeira aceleradora de startpus fora de Manaus, crescimento de 19% no número de empresas locais cadastradas na Suframa e também a geração de investimentos de R$ 6,3 milhões em projetos de PD&I. Estamos estreitando relações, para que o Estado encontre o mercado e a gente possa desenvolver a tecnologia”, disse.

Aguiar relembrou que, além dos R$ 6,4 milhões que vieram ano passado, a Suframa pode trazer mais investimentos em pesquisa, aprovar novos projetos na área de agroindústria e, futuramente, “uma integração produtiva, com o Acre fornecendo insumos para a indústria da Zona Franca de Manaus”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Sebrae participa da abertura oficial da Expoacre Juruá 2024

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli anuncia 1ª parcela do 13º e antecipação do pagamento do salário de julho para servidores estaduais

Jamile Romano

Prefeitura lança pedra fundamental da construção do Parque Cidade da Criança no Segundo Distrito

Marcio Nunes

Pedro Longo quer debater gestão de águas e eventos climáticos no Acre

Marcio Nunes

No Juruá, Saúde do Estado inicia cirurgias do Programa Opera Acre 2024

Jamile Romano

Programa de Aquisição de Alimentos fortalece agricultura familiar e promove segurança alimentar no Acre

Marcio Nunes