23.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2026
O RIO BRANCO
BrasilGeral

Lula envia nesta segunda ao Congresso o novo Plano Nacional de Cultura

Publicado em 17/11/2025

O novo Plano Nacional de Cultura (PNC) será encaminhado nesta segunda-feira (17), pelo governo federal, para análise do Congresso Nacional. O plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos.

Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta manhã, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva também assinará o decreto que cria a Comissão Intergestores Tripartite para a cultura.

“O texto reafirma a cultura como política de Estado e pilar estratégico da democracia, da soberania e de um desenvolvimento socialmente justo”, diz a divulgação do governo.

Já a Comissão Intergestores Tripartite será a instância permanente de diálogo entre União, estados e municípios para a implementação das políticas públicas de cultura, “fortalecendo a governança federativa e a cooperação entre gestores”.

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, e outras autoridades estarão presentes no evento.

Estão confirmadas também as participações de agentes territoriais e representantes dos comitês de cultura de todo o Brasil, integrantes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), “que simbolizam a participação popular e o compromisso coletivo com a construção de políticas culturais democráticas e acessíveis”.

Conferência Nacional de Cultura

A elaboração do plano foi subsidiada pelas propostas aprovadas durante a 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), realizada pelo Ministério da Cultura em março de 2024. Com o tema Democracia e Direito à Cultura, o evento reuniu, em Brasília, 1,2 mil delegados de todo o país, que aprovaram 30 propostas de políticas públicas para o setor.

A propostas da sociedade que subsidiaram o plano incluem iniciativas em seis eixos temáticos:

  • Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;
  • Democratização do acesso à cultura e Participação Social;
  • Identidade, Patrimônio e Memória;
  • Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;
  • Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade;
  • e Direito às Artes e Linguagens Digitais.

A 4ª CNC encerrou o intervalo de mais de 10 anos desde a última conferência, em dezembro de 2013, que avaliou a execução das metas do primeiro PNC.

O plano pioneiro foi instituído em 2010, pela Lei n° 12.343, após duas conferências nacionais, e teria vigência até dezembro de 2020. No entanto, em 2021 e 2022, o plano passou por duas prorrogações e o texto ficou em vigor até dezembro de 2024.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo abre programação do Mês da Pessoa Idosa com ação na ala geriátrica da Fundhacre

Redacao

Moraes rejeita pedido da CGU em provas usadas contra Bolsonaro

Raimundo Souza

Caixa paga novo Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Jamile Romano

Detran/AC divulga prazos para licenciamento anual de veículos em 2026

Kevin Souza

INSS: 13º antecipado injetará R$ 73,3 bi na economia; veja calendário

Marcio Nunes

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

Jamile Romano