31.3 C
Rio Branco
terça-feira, 31 de março de 2026
O RIO BRANCO
Política

Lula confirma que Geraldo Alckmin será candidato a vice na chapa que disputará reeleição

Publicado em 31/03/2026

Foto: Agência Brasil

Por  Kellen Barreto, Ana Flávia Castro, Gustavo Garcia, Mariana Laboissière, g1 

Vice-presidente deixará o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para concorrer novamente ao cargo. Pelo menos 18 ministros deixarão as funções, segundo Lula.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou, nesta terça-feira (31), que Geraldo Alckmin (PSB) será candidato a vice-presidente na chapa dele, que disputará reeleição neste ano.

Lula deu a declaração durante reunião ministerial no Palácio do Planalto, nesta manhã. O evento marca a saída de pelo menos 14 ministros do governo para se candidatarem ao pleito em outubro.

Segundo o petista, outros quatro devem anunciar que deixarão os cargos nos próximos dias;

Pela legislação eleitoral, ocupantes de cargos no Executivo precisam deixar as funções até 4 de abril para disputar o pleito. Ou seja, precisam ser exonerados e sair do governo. A exceção são os cargos de presidente e vice-presidente.

Isso ocorre para evitar o uso da máquina pública em benefício próprio, garantir igualdade entre candidatos e separar a função pública do interesse eleitoral. A regra está prevista na Lei de Inelegibilidades e exige o afastamento seis meses antes da eleição.

É o caso do atual vice-presidente, Geraldo Alckmin, que chefia o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), e se despedirá do cargo de ministro para poder concorrer.

“O companheiro Alckmin que vai ter que deixar o MDIC. Ele vai ter que deixar porque ele será candidato a vice-presidente da República outra vez”, afirmou Lula.

Mudanças na Esplanada

Lula já afirmou que pretende minimizar ao máximo os impactos das trocas na Esplanada. Por isso, em muitos ministérios, a tendência é que os secretários-executivos assumam os cargos, com a missão de garantir a continuidade das políticas e ações já em andamento em cada área.

Um exemplo é o Ministério da Fazenda, com a saída de Fernando Haddad, que deve disputar o governo de São Paulo. Dario Durigan assumiu como novo ministro da pasta. Ele ocupava o cargo de secretário-executivo desde o início do governo.

Durigan, inclusive, já participou de evento público ao lado do presidente, que o apresentou oficialmente como novo titular da Fazenda.

Mas essa não é a regra. Alguns ministérios podem ser chefiados por outros nomes que já são ligados ao governo mas não são secretários.
Compartilhe:

Artigos Relacionados

Ministros defendem que Lula receba líderes evangélicos; presidente ainda resiste

Jamile Romano

A ministros, Lula não garante reeleição em 2026

Jamile Romano

“A transformação nascerá das periferias”: ex-governador Sebastião Viana fala sobre política, democracia e futuro do Acre

Kevin Souza

“Se você for ao Acre, vai enfrentar o crime organizado”, diz Lula ao citar violência no Brasil

Jamile Romano

Lula diz que se emendas forem dadas com seriedade “não é tão mau”

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis inaugura Guarda-Roupa Social na Casa Abrigo do Juruá

Raimundo Souza