24.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 17 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

Luiza Fiorese é o grande destaque da seleção de vôlei sentado feminina

Atualizada em 22/08/2024 07:16
Mesmo com apenas alguns anos de experiência na modalidade, ela se tornou uma das referências da seleção de vôlei feminino sentado
Reprodução

A seleção brasileira de vôlei sentado chega às Paralimpíadas Paris 2024 em busca da sua terceira medalha na história. As duas primeiras foram de bronze, nos jogos paralímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020. E um dos principais destaques é Luiza Fiorese, que esteve apenas na última conquista.

Luiza desenvolveu um câncer no fêmur esquerdo, com apenas 15 anos, que a afastou por seis anos do esporte. Na época, atuava em uma das suas paixões, o handebol. Mas tudo começou a mudar a partir do final de 2018, curiosamente após uma entrevista que ela deu para o programa Encontro, da TV Globo, que era apresentado por Fátima Bernardes.

Ela fez uma participação para poder falar sobre como enfrentou e superou o osteossarcoma, um câncer que atinge os ossos. Por coincidência, Gizele Costa, titular da seleção feminina de vôlei sentado, estava assistindo e viu potencial na jovem, pela sua altura principalmente, e resolveu fazer o convite para que ela praticasse a modalidade.

Graças ao osteossarcoma, ela precisou amputar parte da sua pena, e colocou uma endoprótese, e se tornou elegível para poder fazer parte da equipe do vôlei paralímpico. Mesmo com pouco menos de dois anos, ela se mostrou um fenômeno para o esporte e com um rápido aprendizado conquistou o bronze em Tóquio.

A seleção vem de um ciclo com muitos resultados positivos, como o ouro no mundial em 2022, que teve vitórias até mesmo com superioridade contra grandes seleções da modalidade, como Estados Unidos e Canadá, e quer buscar o ouro também em Paris, e claro, conta com a estrela de Luiza Fiorese para alcançar o objetivo.

Metrópoles Esportes

Artigos Relacionados

Futebol Acreano : Santa Cruz vence o APD de virada e garante classificação na Copa Carpina

Jamile Romano

Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027

Jamile Romano

Fluminense derrota Alianza Lima por 3 a 2 de virada na Libertadores

Raimundo Souza

João Victor e Vegetti defendem trabalho de Carille no Vasco: ‘Fechados com ele’

Raimundo Souza

Instituto Socioeducativo promove Campeonato Integrativo de Vôlei de Areia

Raimundo Souza

Série D: Humaitá perde a 5ª seguida no Campeonato Brasileiro

Jamile Romano