24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
GeralMundo

Laranja e fluorescente: o que é colônia encontrada em rio na Holanda

Colônia de briozoários encontrada na Holanda Imagem: Reprodução/AD.

Imagine encontrar um saco gigante, laranja e fluorescente em um rio. Foi isso que aconteceu com ecologistas da cidade de Utrecht, na Holanda. Apesar da aparência alienígena, existe uma explicação biológica bem simples para a descoberta: era uma colônia de briozoários.

“Os briozoários são invertebrados e têm aparência semelhante a corais e a esponjas do mar, mas são animais diferentes”, explica o biólogo Kayron Passos. Ele diz que apesar de filtradores, como as esponjas, os briozoários também captam alimentos com ajuda de tentáculos que têm em volta da boca.

O pulo do gato para a formação daquele grande saco laranja é que, apesar de invertebrados individualmente, no coletivo os briozoários dividem um esqueleto externo. Quando compartilhado, colônias se formam – como aquela encontrada na Holanda.

“As colônias se formam quando esse coletivo encontra um substrato bom, que os protege de predadores e permite a passagem de nutrientes sem muita corrente de água. Eles ‘grudam’ e se reproduzem assexuadamente. Criando clones, com a mesma carga genética dos ‘pais'”, diz o biólogo.

Essa tática permite que eles consigam comer mais e se proteger melhor. “As bolsas podem ser duras, feitas de calcário, ou mais flexíveis, produzidas com quitina”, explica Passos.

A equipe de ecologistas da Holanda, apesar de ter tomado um choque com a descoberta, recolocou a colônia em uma ilha da cidade, para que ela seguisse protegida. “Não prejudicam nem a água e nem o ambiente local”, disse ecologista Anne Nijs ao site AD.

UOL

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Polícia Civil cumpre dois mandados de prisão em Tarauacá, um por violência doméstica e outro por regressão de regime

Redacao

Vivendo no Brasil há cinco anos, Mister M diz que recebeu ‘recado do além’ sobre vir ao país

Raimundo Souza

Alunos do Instituto São José embarcam em um city tour pelo patrimônio histórico no centro de Rio Branco

Redacao

Trabalhar por conta própria é melhor que ter emprego para 59% dos brasileiros, mostra Datafolha

Raimundo Souza

Plácido de Castro celebra 48 anos de história!

Raimundo Souza

Com ampliação, Brics ganha peso na política global e une diferentes

Raimundo Souza