23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Lançamento da campanha do vazio sanitário da soja reafirma compromisso do Estado com a saúde das lavouras

Publicado em 30/05/2025


O governo do Estado do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), em parceria com a Federação da Agricultura do Estado do Acre (Faeac), lançou nesta quinta-feira, 29, a campanha do vazio sanitário da soja 2025, conforme determina a Portaria nº 1.271, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que estabelece os períodos de vazio sanitário e de calendário de semeadura de soja.

O principal objetivo do vazio sanitário é reduzir ao máximo a sobrevivência do fungo entre uma safra e outra. Durante o período de 90 dias, é proibido cultivar e manter plantas vivas de soja nas propriedades do Acre, sendo os produtores responsáveis pela eliminação das plantas de soja que nascerem espontaneamente. Essa medida fitossanitária é uma das mais importantes para o controle da doença, contribuindo para minimizar os impactos negativos durante a safra seguinte.

De acordo com Ligiane Amorim, coordenadora do Programa de Sanidade das Grandes Culturas do Idaf, o lançamento da campanha é uma forma de orientar os produtores sobre os benefícios sanitários e econômicos da adoção do vazio sanitário na cultura da soja.

“O Idaf atua de forma educativa e orientativa junto aos produtores, reforçando a importância da adesão às normas fitossanitárias para garantir a sanidade das lavouras e manter a alta produtividade da cultura no estado”, destacou.

O evento, realizado no auditório da Faeac, orientou, por meio de palestras, o setor produtivo e estudantes de agronegócio do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica do Acre (Ieptec), sobre manejo fitossanitário da ferrugem asiática da soja, manejo de plantas daninhas e a importância do cumprimento do período de vazio sanitário, que ocorre no Acre de 22 de junho a 20 de setembro de 2025, conforme a safra 2025/2026.

“Com essa palestra, estou aprendendo que, por meio de ações educativas, podemos ajudar os produtores. No entanto, se não respeitarmos o prazo do vazio sanitário, colocaremos em risco a produção de muitas pessoas. Então, precisamos ter essa conscientização”, explica Lucas Rodrigues, estudante do curso de agronegócio do Ieptec.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Energisa na Comunidade acontece neste sábado, 28, no bairro Carandá  

Marcio Nunes

Ufac decide manter bônus regional e retirar curso de Medicina do Sisu 2025; entenda

Jamile Romano

Operação Mutus II prende integrantes de organização criminosa no Acre

Jamile Romano

Operação Rodovida 2024/25 no Acre

Raimundo Souza

Pela primeira vez no Acre, homem homossexual obtém medida protetiva com base na Lei Maria da Penha

Kevin Souza

Na abertura da 2ª etapa do CapacitaSUAS, Mailza Assis reafirma foco em atender bem a população

Marcio Nunes