Atualizada em 14/01/2025 09:05
Na tarde desta segunda-feira,13, o juiz Clóvis de Souza Lodi, da Vara Estadual do Juiz das Garantias da Comarca de Rio Branco, determinou a prisão preventiva de Guilherme Silva da Cruz, acusado de atacar uma servidora pública de 50 anos durante uma caminhada no Parque Horto Florestal no último sábado, 11.
Na decisão, o magistrado alega que a prisão preventiva é cabível para garantir a ordem pública, a conveniência da instrução criminal ou a aplicação da lei penal.
“Considerando a gravidade concreta do fato, os antecedentes criminais do custodiado, sendo importante destacar que já foi condenado por crime da mesma natureza, o que demonstra a probabilidade de reiteração criminosa, sendo a decretação da prisão preventiva a única medida eficaz à garantia da ordem pública e da integridade física e psicológica da vítima”, afirmou Lodi na decisão.
Sua decisão contraria o entendimento da juíza plantonista Joelma Ribeiro Nogueira, que último domingo, 12, concedeu liberdade provisória ao flagranteado após pedido do promotor, também plantonista, Rogério Voltolini Muñoz, por este ter considerado o caso apenas uma lesão corporal e não uma tentativa de estupro.
O mandado de prisão foi expedido com urgência.