23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 22 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Justiça suspende afastamento e mantém secretário de Educação no cargo

Publicado em 11/06/2025

O desembargador Luis Camolez, do Tribunal de Justiça do Acre, suspendeu na madrugada desta quarta-feira (11) os efeitos da decisão da presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheira Dulce Benício, que havia determinado o afastamento temporário do secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho.

Na decisão, o magistrado proibiu que qualquer nova tentativa de afastamento baseada nos mesmos argumentos seja realizada pela conselheira, ao menos até que o mérito da ação seja julgado em definitivo ou que o TJAC se pronuncie novamente sobre o caso.

Camolez destacou que a Constituição Federal não prevê o afastamento de secretários de Estado por decisão individual de membros do TCE, ainda que existam suspeitas de má gestão. Segundo o desembargador, tal medida levanta dúvidas sobre a legalidade do ato e pode ferir princípios constitucionais, como a separação dos poderes e a exigência de normas claras para limitar funções de agentes políticos.

A decisão também levou em consideração mudanças trazidas pela Lei de Improbidade Administrativa (Lei nº 14.230/2021), que deixa claro que autoridades administrativas, como o TCE, não possuem competência para afastar preventivamente servidores públicos. Camolez reforçou seu entendimento com base em estudos do juiz e professor Fernando da Fonseca Gajardoni, especialista em Direito Processual Civil.

O afastamento de Aberson Carvalho foi determinado após reportagem exibida pelo programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (8), que mostrou a situação precária de uma sala de aula na zona rural do município de Bujari. Além da suspensão por 30 dias, Dulce Benício também havia ordenado uma inspeção emergencial em escolas vulneráveis, solicitado esclarecimentos ao governador e ao secretário e encaminhado o caso a órgãos como o Ministério Público, o Conselho Estadual de Educação e a Assembleia Legislativa.

Segundo apurado pelo ContilNet, a decisão do TCE ainda não havia sido formalmente encaminhada ao Tribunal de Justiça. A expectativa é que o tema só seja analisado após manifestação do Ministério Público do Estado.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Prefeitura leva atendimento odontológico às comunidades carentes, através do Programa “Produzindo Sorrisos”

Marcio Nunes

Governo do Acre lança drive-thru beneficente e recebe doações do Atacale para famílias atingidas pela enchente

Raimundo Souza

Segurança Pública implementa nova rede de radiocomunicação digital para fortalecer ações no Acre

Raimundo Souza

Homem que matou noiva a facadas vai a júri popular no Acre

Jamile Romano

”A parte alta da cidade está abandonada, vamos trabalhar pra mudar essa realidade”, disse Marcus Alexandre em visita aos bairros Vitória e Eldorado

Marcio Nunes

Justiça Itinerante leva cidadania e inclusão à população de Xapuri em ação do CNJ com apoio do TJAC

Raimundo Souza