30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 21 de agosto de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Junho Violeta: Rio Branco tem média de três denúncias de violência contra idosos por dia

Publicado em 19/06/2024

A cidade de Rio Branco registrou um aumento de 13,8% no número de denúncias de violência contra idosos nos primeiros seis meses de 2024 na comparação com o mesmo período no ano passado. De acordo com a diretoria municipal de Direitos Humanos, vinculada à Secretaria de Assistência Social e  Direitos Humanos (Sasdh), já foram feitas 74 mil denúncias em 2024, enquanto o mesmo período em 2023 finalizou em 65 mil notificações.

De acordo com a diretora do setor na prefeitura da capital acreana, Rila Freze, o município tem em média três denúncias de violência contra idosos por dia, mas considera que haja subnotificação. Entre as violações denunciadas estão abandono familiar, violência patrimonial, psicológica, física e institucional.

“A diretoria de Direitos humanos do município recebe em média 3 denúncias por dia de violação de direitos humanos da pessoa idosa, mas sabemos que os números são bem maiores”, ressalta.Conforme Rila, após uma denúncia chegar ao órgão, é feita uma visita com equipe técnica multidisciplinar para averiguar as necessidades da possível vítima idosa, e o caso é encaminhado à Rede de Atendimento e Proteção à Pessoa Idosa. A diretoria também comunica os casos à Justiça para responsabilização da família ou qualquer eventual responsável pela violência.

“Solicitamos da Assistência Social, por meio dos CRAS e CREAS, o acompanhamento e busca ativa pela família. Solicitamos o acompanhamento da Saúde e intervenções, articulamos com toda a Rede de Atendimento e Proteção à Pessoa Idosa para estudos de caso e acompanhamento para a resolução da problemática”, explica a diretora.

O acompanhamento varia de acordo com o caso, com a possibilidade de reintegração familiar ou encaminhamento a abrigos, como o Lar Vicentino. Em um dos casos, o processo de reintegração à família levou cerca de três anos, lembra a diretora.Dados do Núcleo de Vigilância em Violências e Acidentes, integrado à Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), de 2012 a 2023, a violência física formou a maior parte das denúncias de violações de direitos da pessoa idosa. Do total, 55,7% das denúncias foram de agressões físicas contra pessoas com 60 anos ou mais. O levantamento revela ainda que pouco mais de 29% das violências foram cometidas por desconhecidos, 15,9% pela própria pessoa, e 15,2% por filhos.

Junho Violeta

Durante este mês, a campanha Junho Violeta busca dar visibilidade ao enfrentamento à violência contra pessoas idosas. O objetivo da campanha é conscientizar e alertar sobre as diversas formas de violência e importância de denunciar.

Em Rio Branco, a Sasdh e a diretoria de Direitos Humanos aposta em atividades ao longo de todo o ano além dos meses temáticos. São atividades de convivência para incentivar interação social, além de conscientização sobre os direitos desse público.

Dentro da programação do Junho Violeta, a programação iniciou com uma série de palestras sobre segurança na terceira idade em escolas da capital acreana entre os dias 10 e 14 de junho, com parceria da Polícia Militar. A campanha segue até o dia 28, com campanha de conscientização em espaços públicos como centros de convivência, mercados públicos, unidades de saúde e áreas comerciais.

“Em todas as Regionais, a Prefeitura de Rio Branco, por meio dos CRAS, desenvolvem grupos de convivência para manter as pessoas idosas em atividades, e isso melhora a saúde física e mental, como também os deixa cientes dos seus direitos. Também são inseridos nos programas sociais”, acrescenta Rila Freze.

 

[G1]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Acre teve queda no desemprego no 2º trimestre, aponta pesquisa

Jamile Romano

Programa Jovens Embaixadores abre as inscrições para edição de 2025

Raimundo Souza

Opera Acre amplia acesso à saúde com cirurgias em diferentes regiões do estado

Raimundo Souza

Acre participa da maior feira de turismo e observação de aves da América Latina

Raimundo Souza

Secretaria da Fazenda leva atendimento e serviços aos contribuintes na Expoacre

Raimundo Souza

Seis detentos fogem do Francisco de Oliveira Conde durante a madrugada

Jamile Romano