23.3 C
Rio Branco
domingo, 20 de abril de 2025
O RIO BRANCO
Esportes

A acreana Jerusa Geber é ouro e Lorena Spoladore é bronze nos 100m T11

Atualizada em 03/09/2024 14:47

A acreana Jerusa Geber leva o ouro inédito dos 100m T11 e Lorena Spoladore é bronze

Alexandre Schneider/CPB

Não falta mais nada para Jerusa Geber! Nesta terça-feira (3), a velocista acreana venceu o ouro nos 100m T11 dos Jogos Paralímpicos de Paris-2024, a única conquista que faltava em sua carreira. Jerusa, ao lado do atleta-guia Gabriel Garcia, cravou 11s83 na final, ficando apenas três centésimos atrás do próprio recorde mundial da categoria. Além dela, outra brasileira brilhou na prova. Lorena Spoladore marcou 12s14 e levou o bronze.

Tricampeã mundial da prova, Jerusa Geber já havia conquistado uma prata (Londres-2012) e um bronze (Pequim-2008) em Jogos Paralímpicos na categoria. Em Paris-2024, então, a expectativa era justamente obter o tão sonhado e inédito ouro paralímpico. E assim ela o fez! A acreana dominou a as duas provas que competiu. Nas semis, venceu a sua bateria e estabeleceu o novo recorde mundial (11s80). Na final, voltou a se aproximar da melhor marca e garantiu a medalha de ouro com sobras.

Lorena Spoladore também fez bonito e garantiu o bronze. Ela ficou apenas um décimo de segundo atrás da chinesa Liu Cuiqing. Além disso, esta foi a terceira medalha de Lorena em Jogos Paralímpicos, todas em modalidades diferentes. Na Rio-2016, ela foi prata no revezamento 4x100m e bronze no salto em distância.

Por fim, destaque para o atleta-guia da Jerusa, Gabriel Garcia. Ele é primeiro homem brasileiro em todos os tempos a disputar uma edição de Jogos Olímpicos e de Jogos Paralímpicos no mesmo ano. Na Olimpíada, ele fez parte da equipe do revezamento 4 x 100m livre.

R7

Artigos Relacionados

Brasileiro é cotado para integrar equipe da Fórmula 1 em 2025; entenda situação

Raimundo Souza

5ª rodada do Campeonato Acreano Sub-17 começa com dois jogos nesta quarta-feira, no Florestão

Jamile Romano

Brasil vence Japão por 3 a 0 no vôlei feminino

Jamile Romano

Jake Paul vence Mike Tyson, lenda do boxe, em luta midiática decepcionante

Raimundo Souza

Escolas do Acre participam do 2º campeonato brasileiro de futsal

Raimundo Souza

Neymar retorna ao Al-Hilal após quatro meses para dar continuidade à recuperação

Jamile Romano