28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Política

Janja repreende indígenas e pede que se sentem para ouvir Lula

Presidente e primeira-dama se encontraram com lideranças indígenas em MT Foto: Frame de vídeo / YouTube / CanalGov

Caso aconteceu no Parque Nacional do Xingu

A primeira-dama Janja da Silva chamou a atenção da plateia durante encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o cacique Raoni e outras lideranças indígenas nesta sexta-feira (4), no Parque Nacional do Xingu, localizado em Mato Grosso.

Na ocasião, a esposa do chefe do Executivo acenou para pessoas que chamavam o petista e disse para que elas se sentassem.

Assista o momento a seguir:

Na solenidade, Lula concedeu a Ordem Nacional do Mérito ao cacique Raoni “em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente”. Antes da condecoração, o presidente teve um encontro privado com o líder indígena.

A honraria ocorreu no grau Grã-Cruz, o mais alto da Ordem Nacional do Mérito. Ele foi criado em 1946 “com o fim de galardoar os cidadãos brasileiros que, por motivos relevantes, tenham se tornado merecedores do reconhecimento da nação e os estrangeiros que, a juízo do governo, sejam dignos desta distinção”.

Pleno News

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Com popularidade cada vez maior, Mailza reafirma intenção de disputar o governo em 2026

Marcio Nunes

IOF e atividade forte reforçam aposta em fim de alta de juros em 14,75% e cortes só em 2026

Raimundo Souza

Opinião – Não há censura no Brasil? Listo dez casos dos últimos anos

Raimundo Souza

Lula deve procurar presidentes de partidos na volta ao Brasil para avançar com reforma ministerial

Jamile Romano

Eleições fazem aliados de Lula discutirem possível sucessão de Haddad na Fazenda

Raimundo Souza

Câmara aprova taxação de 20% para compras internacionais de até US$ 50

Jamile Romano