23.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Instituto Socioeducativo inaugura salão de beleza e viveiro de mudas de hortaliças em unidades socioeducativas do Acre

Publicado em 14/04/2025

O Instituto Socioeducativo do Acre (ISE), por meio do Centro Socioeducativo Mocinha Magalhães, em Rio Branco, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Ministério Público do Acre (MPAC) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), inaugurou um Salão de Beleza e Viveiro de Mudas de Hortaliças da história da instituição.

O evento foi um marco importante para a unidade feminina do ISE, que agora oportuniza às adolescentes internas, em medidas socioeducativas, não só uma melhoria na autoestima e estética, mas também cursos profissionalizantes de Cabeleireiro e Manicure, um compromisso de incentivo ao trabalho e profissionalização.

Na mesma oportunidade também foi inaugurado o Viveiro de Mudas e Hortaliças em unidades socioeducativas e a finalização do Curso Profissionalizante de Viveirista.

O Salão de Beleza “Bela Moça” conta com toda a estrutura com espelhos, cadeiras, lavatórios e ar-condicionado. O “Viveiro das Moças” conta com mudas de hortaliças como: pimenta-de-cheiro, pepino, alface, entre outras.

O presidente do Instituto Socioeducativo, cel. Mário Cesar Souza de Freitas, explica o compromisso do ISE: “Nossas unidades não são de punição, são ambientes humanizados. Buscamos, a cada dia mais, dar oportunidades aos adolescentes internos. A socioeducação está baseada em 4 pilares: educação, profissionalização, cultura e esportes”, enfatizou.

A promotora de Justiça da Vara Especializada em Execução de Medidas Socioeducativas, Vanessa Muniz, exalta o projeto e esclarece: “Hoje nós temos uma ambiência de esperança. Quando vemos as adolescentes no convívio, enche nosso coração de esperança. Estar aqui hoje é um tempo, é só uma fase, é um aprendizado de uma vida diferente. Quando vocês forem lá para fora e voltarem ao convívio com a família, que trilhem um caminho diferente”, explica.

A engenheira agrônoma Camila Celuta Maia Pedroza, do Departamento de Segurança Alimentar da SEASDH, fala da alegria de participar da entrega do  Viveiro de Mudas de Hortaliças nas unidades do ISE: “Eu agradeço a Deus pela oportunidade de estar aqui, com as meninas, contribuindo no curso de Viveiristas e no viveiro, para produção de mudas”, disse.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Eleições 2024 em Rio Branco: Candidatos à prefeitura terão de 36 segundos a até mais de 5 minutos no horário eleitoral gratuito

Jamile Romano

Governo destinou R$ 41 milhões à cultura por meio da Fundação Elias Mansour em 2024

Marcio Nunes

“Participar do Enem é uma porta que se abre”, afirma aluna de Porto Walter

Redacao

MPAC reúne autoridades de trânsito para discutir segurança viária em Rio Branco

Marcio Nunes

Servidores da segurança pública anunciam novo protesto para segunda-feira (19)

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco adia para domingo o acender das luzes de Natal

Raimundo Souza