28.3 C
Rio Branco
domingo, 21 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Instalação de nova motobomba na ETA II prepara sistema para período de cheia

Publicado em 07/12/2025

A Prefeitura realizará uma parada preventiva onde será instalado um novo conjunto de motobomba com vazão de 400 litros por segundo

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Serviço de Água e Esgoto (Saerb), realizará uma parada preventiva e programada na Estação de Tratamento de Água II (ETA II) nesta segunda-feira (8). O objetivo é implementar melhorias essenciais para garantir a continuidade do abastecimento durante o período de cheia do Rio Acre.

A parada, que estava inicialmente prevista para o dia 14 de novembro, foi adiada por motivos operacionais e agora está remarcada para a nova data.

Foto da ETA II
Parada Preventiva na ETA II Garantirá Melhorias no Sistema de Abastecimento Durante o Período de Cheia. (Foto: Secom)

Durante a parada, será instalado um novo conjunto de motobomba com vazão de 400 litros por segundo. Este equipamento é fundamental para melhorar a estabilidade operacional do sistema e assegurar o fornecimento de água, especialmente durante o período de chuvas intensas.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o Rio Acre, no dia 13 de dezembro, estará com o nível de 5,57 metros. Embora o nível ainda seja considerado baixo, o município já se encontra em período de chuvas, e a previsão de cheia exigiu ações preventivas para evitar interrupções no abastecimento de água.

A Prefeitura de Rio Branco, por meio do Saerb, está tomando todas as medidas necessárias para garantir que o abastecimento seja contínuo e seguro, mesmo diante da possibilidade de cheia.

Melhorias no Sistema de Abastecimento

Além da instalação do novo conjunto de motobomba, outras manutenções preventivas essenciais serão realizadas, como:

  • Melhorias elétricas: Ajustes no transformador, alinhamento de cabos e adequação da subestação, necessários para o funcionamento da nova motobomba.

  • Limpeza da lagoa da ETA II: Esse serviço é realizado periodicamente para garantir que a água tratada chegue com qualidade às residências de Rio Branco.

De acordo com a engenheira eletricista Bruna Campos, responsável pela supervisão das obras, a instalação do novo equipamento e as melhorias no sistema elétrico são medidas indispensáveis para aumentar a eficiência e a segurança no fornecimento de água.

Alunos visitam ETA II 9 scaled
Durante a parada, o abastecimento em algumas regionais será antecipado para minimizar os impactos. (Foto: Secom)

Impactos no Abastecimento

Durante a parada, o abastecimento em algumas regionais será antecipado para minimizar os impactos. A normalização do sistema ocorrerá gradualmente após a conclusão das manutenções preventivas.

A parada afetará as regiões do Segundo Distrito e do Calafate, que serão priorizadas na antecipação do abastecimento.

A Prefeitura de Rio Branco reforça seu compromisso com a população, garantindo um serviço de abastecimento de água contínuo, seguro e de qualidade, mesmo diante dos desafios impostos pela cheia do Rio Acre.

(Assessoria)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Samu faz simulação de acidente com múltiplas vítimas e finaliza treinamentos em Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Mais de 12 mil atendimentos por síndrome gripal são registrados no Acre em 2025, aponta boletim

Jamile Romano

Aleac suspende sessões nesta semana devido à Conferência Nacional da Unale

Kevin Souza

Prefeitura informa prazo para inscrições de crianças em creches de Rio Branco

Jamile Romano

Mailza Assis defende a manutenção da unidade do grupo político para o próximo pleito de 2026

Raimundo Souza

Fórum de Bioeconomia da Amazônia 2025 destaca a industrialização da Amazônia acreana

Marcio Nunes