23.8 C
Rio Branco
terça-feira, 14 de abril de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Ifac inicia ações para cadastramento de estudantes no Pé-de-Meia

Publicado em 23/02/2024

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio dos Núcleos de Assistência ao Estudante (Naes), já iniciou as atividades para realização do cadastramento dos alunos e alunas que serão contemplados com o programa nacional Pé-de-Meia.

Na última sexta-feira (16.02), o Ifac assinou o termo de compromisso, integrando as mais de 100 instituições de educação pública do país que já aderiram ao programa do Governo Federal.

O Pé-de-Meia, que é uma ação coordenada pelo Ministério da Educação (MEC), tem como proposta o pagamento de incentivos anuais, que podem chegar a R$ 3 mil por estudante. Os beneficiários, ao final do ensino médio, poderão receber um total de até R$ 9,2 mil.

Conforme orientações repassadas pelo MEC, os estudantes não precisam realizar inscrição, ou encaminhar qualquer documentação. Todas as ações referentes ao Pé-de-Meia estão sendo feitas pelas escolas e institutos, com base nas informações que as unidades já possuem de cada estudante devido a matrícula escolar.

De acordo com os critérios apresentados pelo Ministério, no Ifac serão beneficiados com o Pé-de-Meia os discentes que estão matriculados em cursos técnicos integrados (1º, 2º e 3º anos), que possuam CPF e tenham entre 14 e 24 anos, e a família esteja inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal.

Para que os valores sejam repassados, é necessário que o estudante esteja matriculado, tenha frequência nas aulas, conclua regularmente o ano letivo e ao final do ensino médio participe do Enem.

Estudantes que tenham dúvidas sobre o programa Pé-de-Meia podem entrar em contato pelo Fale Conosco do MEC, pelo telefone 0800 616161 ou pelo portal de atendimento, por meio da opção 7. No item Perguntas Frequentes, do site do Ministério da Educação, também é possível saber mais informações.

 

[Assessoria]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Artesanato e sabores acreanos marcam presença em evento nacional na Ufac

Redacao

Governadora em exercício Mailza nomeia novos membros do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para o biênio 2025-2027

Redacao

Prefeito de Rio Branco realiza visita institucional a presidente da ALEAC e reafirma parcerias

Marcio Nunes

Acre contribui com a definição das 100 propostas de políticas públicas nacionais de meio ambiente para o enfrentamento à crise climática

Raimundo Souza

Com apoio do Sebrae, prefeituras de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves inauguram Salas do Empreendedor

Marcio Nunes

Fundhacre comemora progressos e planeja entrega de nova UTI nas próximas semanas

Marcio Nunes