23.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 30 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Idaf estabelece normas para controle da praga Sigatoka negra em plantações de banana no Acre

Publicado em 28/01/2026


Como parte das ações de defesa sanitária vegetal, o governo do Acre, por meio do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), publicou nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial do Estado, uma portaria que estabelece a implantação do Sistema de Mitigação de Risco (SMR) para a Sigatoka negra na cultura da banana.

A portaria segue as diretrizes da Instrução Normativa nº 17, de 31 de maio de 2005, e foi elaborada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). O sistema reúne um conjunto de medidas técnicas, administrativas e preventivas voltadas à redução ou eliminação de riscos potenciais, como pragas agrícolas e impactos ambientais.

A Sigatoka negra é considerada uma das doenças mais destrutivas da bananeira, causada pelo fungo Mycosphaerella fijiensis var. difformis(forma imperfeita da Paracercospora fijiensis). No Brasil, a doença foi identificada pela primeira vez na Região Norte, no estado do Amazonas, em 1998, e atualmente está presente na maioria dos estados produtores de banana, incluindo o Acre.

“O Idaf já vem realizando um trabalho de monitoramento de pragas regulamentadas e fiscalização em cultivos de banana em todo o Acre. Além disso, promovemos ações de educação sanitária, orientando estudantes e, principalmente, produtores rurais sobre os principais sintomas e práticas de controle e prevenção da doença. O principal objetivo do Idaf com essa iniciativa é garantir a sanidade das lavouras de banana do estado e a comercialização dos produtos”, explica a coordenadora Estadual do Programa de Sanidade da Bananicultura, Malena Lima.

(Agencia de Notícias)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Sobreviventes de acidente aéreo continuam sob cuidados no Pronto-Socorro de Rio Branco

Jamile Romano

Rodrigo Aiache, candidato reeleição à presidência da OAB/AC, realiza um adesivaço no Canal da Maternidade

Raimundo Souza

Presidente do Sebrae Nacional visita o Acre e reforça importância dos pequenos negócios na economia brasileira

Kevin Souza

Polícia Civil prende autor de homicídio ocorrido em frente à delegacia, em ação integrada com PRF e Polícia de Goiás

Jamile Romano

Deracre trabalha em obras de estabilização na Rocha Viana e tapa-buraco no Parque Industrial e Jorge Lavocat

Marcio Nunes

Contribuintes do Acre têm até o final do ano para destinar parte do Imposto de Renda para projetos culturais e esportivos

Marcio Nunes