27.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 18 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Iapen e Defensoria Pública promovem atendimento jurídico na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco

Atualizada em 01/02/2025 15:50

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Acre (DPE/AC), realizou atendimento jurídico das 163 detentas da Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco nesta sexta-feira, 31.

As equipes da Defensoria analisaram os relatórios de situação processual das detentas para avaliar a possibilidade de requerimento de benefícios como progressão de regime, remição de pena, prisão domiciliar, entre outros.

Parceria entre Iapen e Defensoria Pública promove atendimento jurídico na unidade prisional feminina de Rio Branco. Foto: Zayra Amorim/Iapen

“Essa ação é uma continuidade das ações que vêm sendo realizadas há alguns anos e promovem atendimento jurídico, que é tão importante para as pessoas privadas de liberdade, e esse atendimento voltado às mulheres da unidade penal feminina de Rio Branco tem o objetivo de atender às necessidades que elas têm por entendimento jurídico, onde elas podem avaliar o relatório de acompanhamento de penas, a questão da remissão pelos estudos, elas podem tirar todas essas dúvidas. Então, é de extrema importância essa ação, que acontece no decorrer do ano em cada unidade prisional do estado”, explicou a chefe do Departamento de Assistência e Saúde, Ingrid Suárez, que acompanhou a ação.

K. P. L., 29 anos, detenta há 3 anos na unidade prisional, fala sobre a importância desse serviço da Defensoria Pública com o Iapen no local: “A importância de ter esse atendimento aqui é porque a gente fica desatualizada sobre a nossa pena, e o atendimento da Defensoria Pública nesse local é muito importante para nos deixar mais cientes sobre o caso”.

Equipes da Defensoria Pública do Acre analisam os relatórios de situação processual das detentas. Foto: Zayra Amorim/Iapen

O defensor público e coordenador criminal Gustavo Medeiros, que atendeu juntamente com uma equipe de assistentes, agradeceu a parceria entre as entidades: “Muito importante [essa ação]. A gente ressalta e agradece a parceria que a Defensoria Pública tem com o Iapen, que sempre está à disposição dos nossos mutirões. Estamos cada vez atendendo mais no presídio, e isso demanda toda uma logística. Agradeço, pois especificamente nesse ato foi preciso até uma logística diferenciada, por conta das pessoas que vieram”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Salário mínimo de R$ 1.518 deve gerar alívio fiscal em 2025; veja projeções

Raimundo Souza

Vai começar a festa: Governo do Acre e Sebrae lançam oficialmente a Expoacre 2024

Marcio Nunes

Enfermeira Ana Beatriz assume a presidência da Fundhacre; veja mudanças

Jamile Romano

Governador Gladson Cameli prestigia festa em celebração aos 120 anos de Cruzeiro do Sul

Raimundo Souza

Governo do Acre avança nos serviços finais do prédio onde funcionará sede própria do Procon

Jamile Romano

VII Feira da Economia Solidária e Reforma Agrária começa nesta terça-feira e vai até sexta, 1 de novembro, no estacionamento do Incra

Marcio Nunes