Atualizada em 12/04/2025 10:13
A capital acreana se prepara para uma grande celebração da inovação e da cultura: o Dia Mundial da Criatividade, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de abril em mais de 65 cidades pelo Brasil. Em Rio Branco, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, é uma das apoiadoras do evento e vai abrir as portas do Horto Florestal para sediar uma programação especial voltada à economia criativa e à sustentabilidade.
Com o objetivo de promover novas formas de pensar e agir, o Horto Florestal receberá uma feira de economia criativa e moda circular, oficinas de brinquedos sustentáveis, exposição de arte urbana e oficinas de yoga. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, reforçando o compromisso da gestão municipal com o fomento à criatividade como ferramenta de transformação social e desenvolvimento local.
“A Prefeitura tem o prazer de abrir as portas do Horto Florestal de Rio Branco para celebrar o Dia Mundial da Criatividade. Reconhecemos na economia criativa uma força transformadora capaz de impulsionar o desenvolvimento local, trazendo novas possibilidades e caminhos para o crescimento da nossa cidade”, destaca a secretária de Meio Ambiente, Flaviane Stedille.
Além do Horto, a programação do evento se espalha por outros quatro pontos da cidade: Lago do Amor, Escola Clícia Gadelha, Senai Hub e Via Verde Shopping, totalizando mais de 50 atividades, como oficinas, rodas de conversa, apresentações artísticas, batalhas culturais e um campeonato de games.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site do Instituto Valendo Economia Criativa da Amazônia, responsável pela realização do evento em Rio Branco, Manaus e Porto Velho: valendo.org.br ou diretamente pelo link worldcreativityday.com/brazil/rio-branco/home.
Reconhecido oficialmente pela ONU por meio da Resolução 71/284, o Dia Mundial da Criatividade e Inovação tem como missão mobilizar pessoas e instituições em prol da criatividade como caminho para soluções sustentáveis nas áreas de educação, cultura, empreendedorismo e tecnologia.