25.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Horto Florestal de Rio Branco já tem mais de 80 espécies de aves registradas por meio da ciência cidadã

Projeto “Aves do Horto Florestal”, de iniciativa do observador de aves e educador ambiental Deivid de Menezes, utiliza a plataforma iNaturalist para envolver a comunidade na catalogação da avifauna local

O Horto Florestal de Rio Branco, espaço verde de 17 hectares localizado às margens do igarapé São Francisco, é um importante refúgio da fauna em meio à cidade. Reconhecido pela sua diversidade de aves, o espaço já é ponto de referência para observadores de pássaros da capital acreana.

Com o objetivo de catalogar e ampliar o conhecimento sobre as espécies registradas no local, o observador de aves e educador ambiental da Escola de Educação Ambiental do Horto Florestal, Deivid de Menezes, criou o projeto “Aves do Horto Florestal” na plataforma de ciência cidadã iNaturalist.

14cc076b 07a6 4739 bc0f 5de3c7175a20Reconhecido pela sua diversidade de aves, o Horto Florestal já é ponto de referência para observadores de pássaros da capital acreana. (Foto: Marinara Lusvardi/Secom)

Até o momento, o projeto já reúne mais de 280 observações, contabilizando mais de 80 espécies diferentes, com a participação de 34 identificadores e 7 observadores. Esses dados não apenas contribuem para o inventário de fauna do Horto, mas também podem ser utilizados em ações de educação ambiental, como a elaboração de cartilhas e atividades de sensibilização, fortalecendo o reconhecimento da biodiversidade que faz parte do ambiente em que vivemos.

5bbee28d ba81 4842 b833 70498c2c95b5“Pra mim, a observação de aves é uma reconexão com a natureza”,enfatizou Deivid (Foto: Marinara Lusvardi/Secom)

Para Deivid, a atividade é uma forma de reconexão com a natureza. “Pra mim, a observação de aves é uma reconexão com a natureza. Estar no meio da floresta, não para cumprir alguma demanda do dia a dia, mas por vontade própria, para observar e aprender, humildemente entrar no lar dos animais, nos traz muitos sentimentos, emoções e reflexões. A floresta já foi nosso lar, mas a urbanização nos afastou disso. Observar as aves em vida livre em seu ambiente natural é o convite mais prazeroso que a natureza nos faz para a gente se reconectar com ela. E o Horto Florestal, que é um fragmento florestal acessível no meio da cidade, é um ótimo lugar para isso.”

De acordo com o livro Aves do Acre, publicado em 2016, do professor e especialista em aves da Universidade Federal do Acre, Edson Guilherme, o estado possui 708 espécies confirmadas. Isso demonstra a imensa riqueza da avifauna acreana e reforça a importância de iniciativas locais, como a do Horto Florestal de Rio Branco, para aproximar a comunidade desse patrimônio natural.

O professor Edson Guilherme também destacou a relevância da ação. “A iniciativa do projeto Aves do Horto, no iNaturalist, é de enorme relevância científica e social. Trata-se de uma atividade fundamental para revelar a biodiversidade presente em uma área urbana florestada, como o Horto Florestal de Rio Branco, que abriga uma surpreendente riqueza de espécies de aves. Mesmo sendo um fragmento urbano relativamente pequeno, o Horto mostra-se como um verdadeiro refúgio para espécies raras e endêmicas, muitas vezes desconhecidas pela própria população local.”

410a54dc f46d 4b15 9b7d 298024bff77a e1758316913513
De acordo com o livro Aves do Acre o estado possui 708 espécies confirmadas (Foto: Marinara Lusvardi/Secom)

Ele complementa que o projeto representa um passo essencial para o engajamento comunitário.

“A conservação da natureza começa com o reconhecimento do que temos ao nosso redor e isso só é possível quando a comunidade se envolve. Quanto mais pessoas se conectarem à iniciativa, maior será a nossa capacidade de desvendar e valorizar a avifauna urbana de Rio Branco. A ciência cidadã, quando bem conduzida, transforma curiosidade em conhecimento e engajamento em conservação. Apoio integralmente o projeto e parabenizo a equipe do Horto pela brilhante iniciativa.”

d38f5c0f 3dfa 4a8d a168 a1778a33d965
Deivid de Menezes, criou o projeto “Aves do Horto Florestal” na plataforma de ciência cidadã iNaturalist (Foto: Marinara Lusvardi/Secom)

Qualquer pessoa pode colaborar com o projeto. Basta baixar o aplicativo iNaturalist e registrar suas observações pelo link:

https://inaturalist.ca/projects/aves-do-horto-florestal?tab=observers

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Gesto de policial militar muda a vida de vendedor de picolé e cria rede de solidariedade

Raimundo Souza

Acre ultrapassa 1,2 mil notificações de chikungunya em 2025; Rio Branco concentra maioria dos casos

Kevin Souza

Governo do Estado incentiva produção do café especial para o concurso Qualicafé

Raimundo Souza

Governo promove Corridinha pelo Meio Ambiente em comemoração ao Dia das Crianças, no sábado

Jamile Romano

Aos 114 anos, Brasileia se estabelece com alto potencial econômico e comemora importantes investimentos do governo na região

Jamile Romano

Sindicato dos médicos do Acre emite nota repudiando a agressão cometida contra médica e equipe no PS

Jamile Romano