28.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo promove Semana dos Registros com atendimentos à população indígena, detentos e pessoas em situação de vulnerabilidade social

Com o objetivo de ampliar o acesso à documentação civil básica e promover cidadania, o governo do Acre, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, deu início à Semana dos Registros, uma ação especial gratuita voltada à emissão da nova Carteira de Identificação Nacional (CIN).

Na quarta-feira, 14, o atendimento aconteceu na Casa de Apoio aos Povos Originários (CASAI), em Rio Branco, onde foram realizados 80 atendimentos destinados exclusivamente a indígenas. O Acre é pioneiro no Brasil na emissão da CIN para povos originários, com mais de 5 mil documentos já emitidos para esse público, reafirmando o compromisso do Estado com a inclusão e o respeito à diversidade cultural.

A ação segue na quinta-feira, 15, quando os atendimentos serão realizados na Unidade Prisional Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, contemplando a população carcerária. Já na sexta-feira, 16, será a vez das pessoas em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo Centro POP receberem o serviço de emissão da CIN.

“Garantir o acesso à documentação civil é uma das formas mais efetivas de promover cidadania, dignidade e inclusão social. A Polícia Civil do Acre, por meio do Instituto de Identificação, tem se empenhado em alcançar todos os públicos, especialmente os mais vulneráveis. A Semana dos Registros é um exemplo claro de que segurança pública também se faz com respeito aos direitos fundamentais e com ações que transformam vidas,” afirmou o delegado-geral, José Henrique Maciel.

Para o diretor do Instituto de Identificação da Polícia Civil, Júnio Cesar da Silva, a Semana dos Registros garante o direito à documentação e à cidadania para todos os segmentos da população.

“A identidade é um direito básico e essencial, e nós, enquanto instituição, temos o dever de garantir que todos os cidadãos, independentemente da sua condição, tenham acesso a esse direito. Essa semana reforça nosso compromisso com a dignidade, a inclusão e a justiça social”, destacou Júnio Cesar.

A Carteira de Identificação Nacional substitui o antigo RG e unifica o número de identificação em todo o país, utilizando o CPF como chave única. O documento também traz maior segurança e praticidade para o cidadão.

A Semana dos Registros integra uma série de ações promovidas pelo Instituto de Identificação em parceria com outras instituições e órgãos de assistência, fortalecendo o acesso à documentação em locais estratégicos e para públicos historicamente excluídos.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Educação acreana totaliza 100% das escolas urbanas estaduais com acesso à internet

Jamile Romano

Ação do Novembro Azul aproxima cuidado em saúde de homens na Casa de Saúde Indígena, em Rio Branco

Raimundo Souza

Governo emite Nota de pesar pelo falecimento do fotojornalista Marcos Vicentti

Jamile Romano

Vice-governadora Mailza Assis participa da inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Plácido de Castro

Jamile Romano

Petecão apresenta projeto para revitalização e diversificação econômica dos seringais amazônicos

Marcio Nunes

Segurança Pública e Direitos Humanos promovem festa pelo Dia das Crianças na Cidade do Povo, neste sábado

Raimundo Souza