24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Governo promove palestras pelo fim da violência contra a mulher a servidores da Segurança

Em alusão ao Agosto Lilás, campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) promoveu nesta segunda-feira, 25, uma programação especial com palestras e atividades educativas no saguão da instituição, em Rio Branco.

O evento abordou temas essenciais para a prevenção e conscientização, incluindo o funcionamento do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), canais de denúncia e de proteção às mulheres, além de debates sobre violência psicológica e orientações de defesa pessoal. Participaram representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher (Ciab) e da própria Sejusp.

Mulheres participam de palestra sobre combate à violência contra a mulher, como parte da programação do Agosto Lilás, promovida pela Sejusp e parceiros. Foto: Dhárcules Pinheiro

Durante a programação, o diretor operacional da Sejusp, Atahualpa Ribera, destacou a importância das ações de proteção às mulheres em todo o Brasil: “Estamos na Operação Chamar, que acontece em vários municípios, envolvendo Polícia Militar, Sejusp e Polícia Civil. Na semana passada, conseguimos efetuar prisões e libertar mulheres que viviam em situações de extrema vulnerabilidade, mesmo em locais de difícil acesso. Essa ação é muito real e acontece no nosso dia a dia, na vida de nossas famílias e vizinhos. É fundamental que o conhecimento sobre violência seja disseminado, para que possamos quebrar ciclos de agressão e fortalecer a proteção dos direitos humanos“.

Diretor Atahualpa Ribera enfatiza importância da conscientização sobre a violência. Foto: Dhárcules Pinheiro

A professora de defesa pessoal Sara Albuquerque também participou, destacando a importância do preparo físico e psicológico para a prevenção de agressões: “A defesa pessoal é essencial para saber como reagir diante de situações de risco e para prevenção. A arte marcial ajuda qualquer pessoa a perceber sinais de perigo no dia a dia e agir com segurança“.

Aula de defesa pessoal foi ministrada aos servidores. Foto: Dhárcules Pinheiro

A psicóloga Maysa Ribeiro reforçou a necessidade de dar visibilidade à violência psicológica, que muitas vezes é sutil e naturalizada, dificultando sua identificação e denúncia: “Mesmo sem deixar marcas físicas, a violência psicológica causa impactos emocionais profundos, como depressão, ansiedade e baixa autoestima. É essencial informar, empoderar e fortalecer uma cultura de respeito e proteção aos direitos humanos“.

Psicóloga Maysa Ribeiro explica que é essencial informar, empoderar e fortalecer uma cultura de respeito e proteção aos direitos humanos. Foto: Dharcules Pinheiro

A chefe da Divisão Operacional de Comando e Controle do CICC, Érika Gomes, destacou os canais de denúncia: “O 190, o 181 e o 180 são ferramentas fundamentais da rede de proteção, garantindo apoio e segurança para toda mulher. Esses serviços lembram que ninguém precisa enfrentar a violência sozinha e que pedir ajuda pode salvar vidas“.

Durante a palestra foram destacados os canais de denúncia de proteção, garantindo apoio e segurança para toda mulher. Foto: Dhárcules Pinheiro

Com essas ações, a Sejusp reforça o compromisso com a prevenção da violência contra a mulher e a multiplicação de conhecimento sobre direitos e segurança, contribuindo para que toda a sociedade participe da construção de um ambiente mais seguro e igualitário.

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Confira como foi o lançamento da nova Honda CG 160 2025

Raimundo Souza

Prefeitura aposta na perfuração de poços para resolver problema de Água em Rio Branco e processo entra na segunda fase de análise

Marcio Nunes

Trama golpista: Moraes vota por manter delação premiada de Mauro Cid

Redacao

Governo do Acre oferece vagas em curso de cafeicultor para a população de Rio Branco

Jamile Romano

Equipe do governo se reúne para discutir ações para minimizar os impactos das enxurradas no Acre

Jamile Romano

Saúde do Acre anuncia 14 novos leitos de UTI em Rio Branco e apresenta plano de contingência contra Arboviroses

Jamile Romano