31.3 C
Rio Branco
domingo, 21 de dezembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo promove formação com Organismos de Políticas para Mulheres sobre violência sexual

Publicado em 07/05/2025


A Secretaria de Estado da Mulher (Semulher) promoveu, nesta quarta-feira, 7, uma reunião de formação com os Organismos de Políticas para Mulheres (OPMs) dos 22 municípios do Acre. A atividade abordou a “Linha de cuidado da pessoa em situação de violência sexual” e contou com a parceria da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre). O encontro ocorreu em formato online.

A iniciativa integra a agenda permanente de capacitação dos Organismos de Políticas para Mulheres, com foco na atuação integrada dos serviços públicos de saúde, assistência social, segurança e justiça, tanto na capital quanto nos municípios do interior.

A reunião foi conduzida pelo Chefe do Núcleo de Infecções Sexualmente Transmissível do HIV, Hepatites Virais e Sífilis da Sesacre, Jozadaque da Silva Beserra, que apresentou os protocolos de atendimento e os serviços de referência disponíveis no estado.

A chefe da Divisão de Articulação Institucional e Gestão Transversal da Secretaria da Mulher, Maria Rayele da Silva, agradeceu pela colaboração da Sesacre na elucidação dos fluxos no âmbito da saúde e destacou: “É fundamental que os municípios compreendam como funciona a linha de cuidado e saibam acionar os fluxos corretos. A mulher em situação de violência precisa ser acolhida com rapidez.

“Quero agradecer a equipe por estar empenhada em oferecer esses encontros, assim, conseguimos agregar informações e desenvolver melhor nosso trabalho. Foram ressaltados pontos muito importantes, como por exemplo a união da rede [de atendimento à mulher] nos casos de vitima de violência sexual, o que evita que ela seja revitimizada e reviva aquela situação”, disse a representante do Organismo de Políticas para Mulheres do município de Marechal Thaumaturgo, Francisca Silva.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Governo do Acre aumenta em 150% os recursos destinados às escolas estaduais e muda regras de uso

Marcio Nunes

Enem 2025: Provas são iniciadas em todo Brasil e candidatos têm até as 19h

Raimundo Souza

Atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Acre durante cheia histórica é destaque em painel na COP29

Raimundo Souza

Após a tragédia no Caeté, o DNIT, a Marinha e os Bombeiros implementaram ações emergenciais de segurança

Raimundo Souza

Rio Branco decreta situação de emergência devido à seca do Rio Acre

Kevin Souza

Governo do Acre distribui autotestes de HIV para descentralizar serviços e aumentar autonomia da população

Jamile Romano