24.3 C
Rio Branco
quarta-feira, 26 de novembro de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo investe em plano habitacional para combater o déficit e mitigar impactos da cheia dos rios

No atual cenário acreano, o governo do Estado está intensificando esforços para enfrentar o déficit habitacional e mitigar os impactos das recorrentes cheias dos rios que em 2024 causaram uma das maiores cheias da história do Acre. Com um ambicioso plano de construção de unidades habitacionais, o Estado busca proporcionar moradias dignas e seguras para sua população.

O Estado do Acre está na fase final da construção de dezenove casas populares no Conjunto Jequitibá, utilizando recursos próprios. Essa iniciativa representa apenas o início de um plano mais amplo, que inclui a construção de outras quinze residências no bairro Santa Cruz, em Rio Branco, com investimento total de R$ 857.092,96. Além disso, estão em processo de licitação 11 unidades em Assis Brasil, enquanto aguarda-se a autorização para licitar cinquenta novas unidades no município de Bujari, pelo Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

Ademais, por meio do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, está previstas a construção de 235 unidades habitacionais, com a execução dos empreendimentos sob a responsabilidade de associações e organizações sem fins lucrativos habilitadas pelo governo federal.

Em uma parceria com a Caixa Econômica Federal, o governo do Estado formalizou a assinatura da operação de crédito destinada à construção de 383 moradias populares na Cidade do Povo, em Rio Branco, com investimento total de mais de R$ 48 milhões, provenientes do programa Pró-Moradia. Esse projeto tem prazo de execução estimado em 12 meses.

Além dessas conquistas, em 2023, o Estado foi contemplado com 1.616 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Dessas, 1.516 serão concentradas nos municípios de Rio Branco e Xapuri, distribuídas entre diversas localidades da capital, como Cidade do Povo, Irineu Serra e Calafate, enquanto Xapuri deve receber 100 unidades.

(Agência de Notícias do Acre)

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Abastecimento de água deve se normalizar até o fim de semana após atraso em manutenção na ETA 2

Kevin Souza

Prefeitura anuncia implantação de CAPS 24h e residência terapêutica até o fim do ano

Raimundo Souza

Após a cheia do Rio Acre, as escolas de Rio Branco começam a ser desocupadas

Raimundo Souza

No Dia da Amazônia, exposição de fotos da Sema na Expoacre revela a beleza das paisagens e povos amazônicos

Raimundo Souza

Rio Branco vive nova era no transporte urbano com impacto direto no sistema coletivo

Raimundo Souza

No domingo, 14, “O X da Questão” debateu política e saúde em Rio Branco

Raimundo Souza