32.3 C
Rio Branco
sábado, 10 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo investe em plano habitacional para combater o déficit e mitigar impactos da cheia dos rios

Atualizada em 16/03/2024 07:23

No atual cenário acreano, o governo do Estado está intensificando esforços para enfrentar o déficit habitacional e mitigar os impactos das recorrentes cheias dos rios que em 2024 causaram uma das maiores cheias da história do Acre. Com um ambicioso plano de construção de unidades habitacionais, o Estado busca proporcionar moradias dignas e seguras para sua população.

O Estado do Acre está na fase final da construção de dezenove casas populares no Conjunto Jequitibá, utilizando recursos próprios. Essa iniciativa representa apenas o início de um plano mais amplo, que inclui a construção de outras quinze residências no bairro Santa Cruz, em Rio Branco, com investimento total de R$ 857.092,96. Além disso, estão em processo de licitação 11 unidades em Assis Brasil, enquanto aguarda-se a autorização para licitar cinquenta novas unidades no município de Bujari, pelo Programa Minha Casa Minha Vida Rural.

Ademais, por meio do programa Minha Casa Minha Vida – Entidades, está previstas a construção de 235 unidades habitacionais, com a execução dos empreendimentos sob a responsabilidade de associações e organizações sem fins lucrativos habilitadas pelo governo federal.

Em uma parceria com a Caixa Econômica Federal, o governo do Estado formalizou a assinatura da operação de crédito destinada à construção de 383 moradias populares na Cidade do Povo, em Rio Branco, com investimento total de mais de R$ 48 milhões, provenientes do programa Pró-Moradia. Esse projeto tem prazo de execução estimado em 12 meses.

Além dessas conquistas, em 2023, o Estado foi contemplado com 1.616 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Dessas, 1.516 serão concentradas nos municípios de Rio Branco e Xapuri, distribuídas entre diversas localidades da capital, como Cidade do Povo, Irineu Serra e Calafate, enquanto Xapuri deve receber 100 unidades.

(Agência de Notícias do Acre)

Artigos Relacionados

MPAC desenvolve funcionalidade no SAJ para acompanhamento da cobrança de pena de multa

Jamile Romano

Defesa Civil do Acre recebe visita de Rondônia em busca de modelo de gestão para desastres naturais

Marcio Nunes

Governo retifica edital de processo seletivo simplificado para estágio

Jamile Romano

Esquema de segurança para o Carnaval 2024 é apresentado a imprensa

Marcio Nunes

Nota pública sobre suspensão das aulas na rede estadual de ensino

Jamile Romano

Prefeitura realiza limpeza dos bairros com a vazante do Rio Acre

Marcio Nunes