30.3 C
Rio Branco
quinta-feira, 24 de abril de 2025
O RIO BRANCO
AcreGeral

Estado apresenta Acre como local estratégico na Rota Quadrante Rondon

Atualizada em 29/03/2025 10:11

Secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita (à direita), tratou sobre encontro no Mato Grosso com o secretário de Desenvolvimento daquele estado, Céxar Miranda. Foto: Wesley Moraes/Repac

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), promove, em abril, encontro para apresentar o estado como local estratégico dentro da Rota Quadrante Rondon, pela conexão com os portos do Oceano Pacífico via Peru. O evento, que será realizado no Mato Grosso, busca reunir representantes de ambos estados, bem como empresários.

O assunto foi tratado pelo titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso, Cézar Miranda, durante encontro com o presidente do Brasil em exercício e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, ocorrido na quinta-feira, 27, em Brasília.

A Rota Quadrante Rondon é uma das cinco Rotas de Integração Sul-Americana que fazem parte de projeto do Ministério do Planejamento e cujo objetivo é incentivar o comércio do Brasil com os países vizinhos, reduzindo tempo e custo de transporte de mercadorias entre eles e a Ásia. Essa rota é integrada pelos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

“Nosso objetivo é apresentar e mostrar a importância do trecho dessa rota que passa pelo Acre, especialmente pela proximidade do Estado com o Peru para acesso aos portos do Oceano Pacífico, reduzindo tempo e facilitando o acesso aos mercados asiáticos”, disse o secretário da Seict.

“Dos estados da Rota Quadrante Rondon, o Mato Grosso é o que mais exporta e utiliza a infraestrutura. Hoje, a soja que é produzida em volume significativo lá, está fluindo em direção a Porto Velho, via Rio Madeira em direção ao Canal do Panamá. Queremos mostrar que o Acre tem uma conexão estratégica que pode ser usufruída pelos empresários locais”, reforçou Assurbanípal Mesquita.

O encontro, explicou ele, segue exemplo de iniciativa já realizada em Rondônia e será de integração de informações dos dois estados visando ação conjunta na busca dos apoios. “Uma vez que que eles se interessam, as melhorias das nossas rotas passar a ser também pauta deles”, exemplificou.

Conforme Assurbanípal, o secretário de desenvolvimento do Mato Grosso avalia que a rota acreana é interessante, especialmente pelo fato de que o acesso aos portos do pacífico é feito apenas por um país, que é o Peru, “o que significa menos burocracia alfandegária, por exemplo”.

Artigos Relacionados

Ao senador Alan Rick, ANEEL garante queda de 7,52% no reajuste da energia

Marcio Nunes

Lula anincia investimento de 50 milhões para hospital univrsitáio no Acre

Marcio Nunes

Assistência Social e Direitos Humanos do Estado leva informação preventiva para o Carnaval da Família, em Rio Branco

Raimundo Souza

Vereadores mantêm veto em lei que proibia participação de menores na Parada LGBT+ em Rio Branco

Jamile Romano

Em 2025 Acre lidera incidência de dengue no país e registra 85% do total de casos de 2024

Raimundo Souza

Prefeitura de Rio Branco e Acisa anunciam vencedores do Concurso de Ornamentação do Natal de Vida, Esperança e Dignidade

Marcio Nunes