24.3 C
Rio Branco
sexta-feira, 9 de maio de 2025
O RIO BRANCO
Acre

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Atualizada em 10/12/2024 09:55

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) deu início, neste sábado, 7, a um mutirão de cirurgias oncológicas voltadas para a retirada de câncer de pele. A iniciativa faz parte do programa Opera Acre, promovido pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e teve como objetivo reduzir as filas de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.

O mutirão foi dividido em duas etapas, atendendo 15 pacientes no sábado e programando mais 15 procedimentos para a próxima semana, totalizando 30 cirurgias realizadas. Além da retirada de lesões, foram realizados procedimentos de reconstrução imediata para minimizar cicatrizes e deformidades, restaurando a aparência da área operada.

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, comemorou o alcance da iniciativa. “A Sesacre tem levado os mutirões de cirurgias para as unidades do interior regionalizando a saúde e, através dessa ação, na Fundhacre temos também outros mutirões em andamento como o de cirurgias ginecológicas. Agora, estamos iniciando este novo mutirão com o objetivo de facilitar o acesso à remoção de lesões malignas de pele, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A saúde da nossa população é uma prioridade, e essa ação reforça o nosso compromisso com a prevenção e a qualidade de vida de todos os cidadãos”.

Para o cirurgião plástico Nelson Frota, que coordenou os procedimentos, a ação é ainda mais relevante por ocorrer em dezembro, mês marcado pela campanha Dezembro Laranja, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. “Junto ao mastologista David Anderson e à equipe do Centro Cirúrgico, estamos contabilizando 30 pacientes nesse primeiro momento, sendo uma etapa essa semana e o restante na semana que vem. O projeto Opera Acre está sendo investido de uma forma intensa, assim, esperamos atender em uma melhor qualidade a população acreana”.

Entre os beneficiados está Márcia Costa, de 43 anos, que aguardava pela cirurgia de retirada de um câncer de pele. “Graças a Deus esses médicos vieram, né? Pra fazer esse mutirão, pra tirar um bocado de gente da fila. Espero [receber alta] hoje mesmo. Depois que eu me inscrevi pelo CAC foi rápido, me ligaram rápido. A gente tem que ter fé, se apegar à única coisa que a gente tem, que é a fé”.

[Agência de Notícias do Acre]

Artigos Relacionados

Tudo por umas latinhas; veja o vídeo

Raimundo Souza

Governo convoca novos candidatos para curso de formação do concurso do Instituto Socioeducativo

Jamile Romano

Pessoas em monitoramento eletrônico não podem frequentar show do Dia do Trabalho em Rio Branco

Jamile Romano

Prefeitura de Rio Branco declara emergência devido à cheia do rio Acre e adota medidas imediatas de assistência

Raimundo Souza

Vice-governadora Mailza Assis participa da inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Plácido de Castro

Jamile Romano

Em Plácido de Castro, construção de ponte sobre o Igarapé Miterrari melhora acesso e escoamento no Ramal do Mucura

Marcio Nunes