22.3 C
Rio Branco
segunda-feira, 12 de janeiro de 2026
O RIO BRANCO
Acre

Governo inicia mutirão de cirurgias oncológicas para combater câncer de pele e reduzir filas de espera

Publicado em 09/12/2024

A Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) deu início, neste sábado, 7, a um mutirão de cirurgias oncológicas voltadas para a retirada de câncer de pele. A iniciativa faz parte do programa Opera Acre, promovido pelo governo do Estado, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), e teve como objetivo reduzir as filas de espera pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e oferecer maior qualidade de vida aos pacientes.

O mutirão foi dividido em duas etapas, atendendo 15 pacientes no sábado e programando mais 15 procedimentos para a próxima semana, totalizando 30 cirurgias realizadas. Além da retirada de lesões, foram realizados procedimentos de reconstrução imediata para minimizar cicatrizes e deformidades, restaurando a aparência da área operada.

A presidente da Fundhacre, Soron Steiner, comemorou o alcance da iniciativa. “A Sesacre tem levado os mutirões de cirurgias para as unidades do interior regionalizando a saúde e, através dessa ação, na Fundhacre temos também outros mutirões em andamento como o de cirurgias ginecológicas. Agora, estamos iniciando este novo mutirão com o objetivo de facilitar o acesso à remoção de lesões malignas de pele, promovendo o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. A saúde da nossa população é uma prioridade, e essa ação reforça o nosso compromisso com a prevenção e a qualidade de vida de todos os cidadãos”.

Para o cirurgião plástico Nelson Frota, que coordenou os procedimentos, a ação é ainda mais relevante por ocorrer em dezembro, mês marcado pela campanha Dezembro Laranja, dedicada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de pele. “Junto ao mastologista David Anderson e à equipe do Centro Cirúrgico, estamos contabilizando 30 pacientes nesse primeiro momento, sendo uma etapa essa semana e o restante na semana que vem. O projeto Opera Acre está sendo investido de uma forma intensa, assim, esperamos atender em uma melhor qualidade a população acreana”.

Entre os beneficiados está Márcia Costa, de 43 anos, que aguardava pela cirurgia de retirada de um câncer de pele. “Graças a Deus esses médicos vieram, né? Pra fazer esse mutirão, pra tirar um bocado de gente da fila. Espero [receber alta] hoje mesmo. Depois que eu me inscrevi pelo CAC foi rápido, me ligaram rápido. A gente tem que ter fé, se apegar à única coisa que a gente tem, que é a fé”.

[Agência de Notícias do Acre]

Compartilhe:

Artigos Relacionados

Rio Acre recua para 14,88 metros e Defesa Civil diz que iniciará desmobilização de dois abrigos Saimo Martins 31/12/2025 6:11 am Foto: Sérgio Vale Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​ ENTRE NO GRUPO O nível do Rio Acre registrou nova queda na manhã desta quarta-feira, 31 de dezembro de 2025, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal de Rio Branco. Às 5h16, o manancial marcou 14,88 metros, permanecendo em vazante, embora ainda acima da cota de transbordo, que é de 14,00 metros. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, nas últimas 24 horas foi registrado volume de chuva de 11,60 milímetros. A cota de alerta do rio segue fixada em 13,50 metros. Anúncio Com a redução do nível das águas, a Defesa Civil informou que, a partir das 8h desta quarta-feira, começará o retorno das famílias que estavam abrigadas em espaços públicos da Prefeitura de Rio Branco para suas residências. Neste primeiro momento, serão desmobilizados dois abrigos ativados em razão da enxurrada registrada no dia 26 de dezembro. As famílias que retornarem para casa receberão apoio humanitário, como forma de garantir assistência neste processo de desmobilização. Segundo a Defesa Civil, a medida faz parte do protocolo de resposta adotado pelo município durante situações de emergência provocadas por enchentes. Os abrigos que serão desativados nesta etapa funcionavam na Escola Municipal Álvaro Rocha e na Escola Municipal Anice Dib Jatene.

Kevin Souza

Governo Federal autoriza construção de mais 600 unidades habitacionais para o Acre

Marcio Nunes

Bocalom e Márcio Bittar visitam obras de pavimentação da AC-445 entre Bujari e Porto Acre

Marcio Nunes

Defensoria Pública inaugura Unidade de Atendimento em Cruzeiro do Sul e lança cartilha dos Povos Indígenas

Jamile Romano

Estado entrega insumos a Marechal Thaumaturgo e Porto Walter para o enfrentamento da crise climática

Jamile Romano

Força-tarefa leva vacinação para mais de mil indígenas em aldeias no interior do Acre e reforça imunização nas comunidades

Jamile Romano